6 de novembro de 2006

A Missa, centro de nossa vida.


"Porque, do nascente ao poente, meu nome é grande entre as nações e em todo lugar se oferecem ao meu nome o incenso, sacrifícios e oblações puras. Sim, grande é o meu nome entre as nações - diz o Senhor dos exércitos." (Malaquias 1,11)

A Missa é o ato mais importante de nossa vida de cristãos. Assistimos a ela para unir nosso oferecimento ao de Jesus Cristo.

A Igreja quer que apresentemos nossa oferta ao menos uma vez por semana. E mesmo nos impôs como um grave dever a assistência à missa aos domingos. E ela nos convida de modo especial aos atos religiosos da paróquia.

Mas não basta assistir à missa de uma maneira qualquer. Convém que estejamos aí ATIVOS.

ATIVOS não quer dizer que devemos folhear nosso missal e dizer todas as orações que pronuncia o celebrante.

ATIVOS quer dizer ATENTOS ao ato do sacerdote.

ATIVOS quer dizer OFERECENDO. Levamos à missa nossos bons desejos para o dia que começa. Oferecemos nossos trabalhos, nossas lutas, nossas alegrias, e unimos nosso oferecimento ao que Nosso Senhor faz de si mesmo.

ATIVOS quer dizer REZANDO POR TODOS. Do fundo do coração rezamos não somente por nossos pais, nossa família, mas também por todo o mundo que deve ser salvo. Rezemos:

- pela Igreja, Papa, Bispos, sacerdotes, missionários, por todos os fiéis;
- pelos chefes de Estado;
- pelos cristãos, "nossos irmãos separados";
- pelos pagãos;
- pelos pecadores;
- pelos pobres, infelizes, doentes...

EM RESUMO:

O melhor modo de ouvir a missa é seguir com atenção o que se faz no altar, oferecer com o sacerdote a Vítima divina e unir-se a Jesus Cristo pela comunhão sacramental ou pelo menos por uma comunhão espiritual.

E quando, acabada a missa, nos retiramos da Igreja, resta-nos realizar o oferecimento nos atos particulares de nossa vida.

- Obedeceremos alegremente;
- Trbabalharemos e nos divertiremos com ardor;
- Seremos bons para todos.

(Extraído de "Testemunhas de Cristo - Jesus Cristo, Nossa Vida (Primeiro Volume), A. Hublet, SJ e H. Nimal, SJ - 10ª Edição, pág. 64 e 65")

Muitos podem me perguntar o porquê de eu reproduzir aqui um texto sobre a missa...

Muitos pensam que participar da missa é bater palmas...
Muitos pensam que participar da missa é seguir o folheto...
Muitos pensam que participar da missa é responder como está no folheto...
Muitos pensam que participar da missa é cantar as músicas do folheto...

Do que adianta estar 'de corpo presente' à missa, se não estamos com o coração???

E o Novus Ordo, ou seja, o Missal de Paulo VI contribuiu para a dessacralização da missa, tranformou a participação orante e piedosa do Santo Sacrifício em participação dançante, gestual e cantante do 'banquete'. Afinal, 'banquete' que se preze não pode faltar uma boa música e gente dançando...



"Jesus disse-lhes: Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. " (Mc 7,6)



Pax Christi!!!

Postagens populares