11 de junho de 2009

TANTUM ERGO SACRAMENTUM…

A instituição da Eucaristia, já celebrada na Quinta-Feira Santa, é hoje festejada com a honra que merece tão grande mistério. Preparada pela florescente piedade eucarística do século XI, a festa de Corpus Christi foi introduzida na Igreja Universal pelo Papa Urbano IV (11 de agosto de 1264). O ofício foi composto por Santo Tomás de Aquino o qual, por amor à tradição litúrgica, serviu-se em parte de Antífonas, Lições e Responsórios já em uso em algumas igrejas. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

A Eucaristia, cuja instituição é narrada na Epístola (1 Cor 11,23-29 – Solenidade do Corpo de Deus – Rito Tridentino), resume em si os mistérios da vida privada, pública, dolorosa e gloriosa do Salvador. Particularizando, relativamente ao passado, é “a recordação perpétua” de sua Paixão e Morte e de seu amor pelos homens (Oração, Comunhão); relativamente ao presente, é a expressão da unidade da Igreja (Secreta) e o alimento das nossas almas (Gradual, Aleluia, Sequência, Evangelho); relativamente ao futuro, é o penhor da vida eterna e da imortalidade (Sequência, Evangelho, Pós-Comunhão).

A Eucaristia é o Mysterium fidei por excelência, porque nela estão escondidas a divindade e a humanidade de Jesus.

(extraído do Missal Romano Quotidiano, Edições Paulinas, 1959 – pág. 495 – Solenidade do Corpo de Deus)

SEQUÊNCIA

LAUDA SION (Santo Tomás de Aquino)

SAO TOMAS DE AQUINO.............jpg

Em sua magnífica Sequência, expôs São Tomás poeticamente o que ensinou a respeito da Sagrada Eucaristia

A apoteose de São Tomás por Zurbarán (Scala Archives)

1. Louva Sião, o Salvador, louva o guia e pastor com hinos e cânticos.
2. Tanto quanto possas, ouses tu louvá-lo, porque está acima de todo o louvor e nunca o louvarás condignamente.
3. É-nos hoje proposto um tema especial de louvor: o pão vivo que dá a vida.
4. É Ele que na mesa da sagrada ceia foi distribuído aos doze, como na verdade o cremos.
5. Seja o louvor pleno, retumbante, que ele seja alegre e cheio de brilhante júbilo da alma.
6. Porque celebramos o dia solene que nos recorda a instituição deste banquete.
7. Na mesa do novo Rei, a páscoa da nova lei põe fim à páscoa antiga.
8. O rito novo rejeita o velho, a realidade dissipa as sombras como o dia dissipa a noite.
9. O que o Senhor fez na Ceia, nos mandou fazê-lo em memória sua.
10. E nós, instruídos por suas ordens sagradas, consagramos o pão e o vinho em hóstia de salvação.
11. É dogma de fé para os cristãos que o pão se converte na carne e o vinho no sangue do Salvador.
12. O que não compreende nem vês, uma Fé vigorosa te assegura, elevando-te acima da ordem natural.
13. Debaixo de espécies diferentes, aparências e não realidades, ocultam-se realidades sublimes.
14. A carne é alimento e o sangue é bebida; todavia debaixo de cada uma das espécies Cristo está totalmente.
15. E quem o recebe não o parte nem divide, mas recebe-o todo inteiro.
16. Quer o recebam mil, quer um só, todos recebem o mesmo, nem recebendo-o podem consumi-lo.
17. Recebem-no os bons e os maus igualmente, todos recebem o mesmo, porém com efeitos diversos: os bons para a vida e os maus para a morte.
18. Morte para os maus e vida para os bons: vede como são diferentes os efeitos que produz o mesmo alimento.
19. Quando a hóstia é dividida não vaciles, mas recorda que o Senhor encontra-se todo debaixo do fragmento, quanto na hóstia inteira.
20. Nenhuma divisão pode violar as substâncias: apenas os sinais do pão, que vês com os olhos da carne, foram divididos! Nem o estado, nem as dimensões do Corpo de Cristo são alteradas.
21. Eis o pão dos Anjos que se torna alimento dos peregrinos: verdadeiramente é o pão dos filhos de Deus que não deve ser lançado aos cães.
22. As figuras o simbolizam: é Isaac que se imola, o cordeiro que se destina à Páscoa, o maná dado a nossos pais.
23. Bom Pastor, pão verdadeiro, de nós tende piedade. Sustentai-nos, defendei-nos, fazei-nos na terra dos vivos contemplar o Bem supremo.
24. Ó Vós que tudo o sabeis e tudo o podeis, que nos alimentais nesta vida mortal, admiti-nos no Céu, à vossa mesa e fazei-nos co-herdeiros na companhia dos que habitam a cidade santa.

Amém. Aleluia.

Fonte: Site dos Arautos do Evangelho

2 de junho de 2009

TEOLOGIA DA PERSEGUIÇÃO

"Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim". (Mt 5,11)

Salve Maria!

Tenho percebido, em alguns mails que recebi, que a grande maioria dos “movimentos” atuais da Igreja Católica usam como legitimação de seus apostolados aquilo que convencionei chamar de “Teologia da Perseguição”. Ela se baseia em versículos bíblicos, como o citado acima, que falam da perseguição que seria imposta aos discípulos de Cristo após a sua partida definitiva deste mundo.

Por diversas vezes, neste blog, apresentei artigos contestando a legitimidade de movimentos como a Renovação Carismática, “A Verdadeira Vida em Deus” de Vassula Ryden (que nem católica é). Através da apresentação da doutrina católica procurei mostrar o quão nocivos e distantes da fé tais movimentos se encontram. Abaixo está uma das respostas a mim enviadas:

“Mas por outro lado fico feliz em saber que eles sofrem ataques pois isso é sinal de que eles estão no caminho certo. Quer saber? continue "atacando" que Deus continua nos abençoando.”

E, contrariando a sua lógica, acabam por atacar também. Como se pode observar nesta outra resposta:

“Insinua,supõe,acusa,e por consequencia influencia pessoas mal orientadas,e coitadas até desavisadas achando que é um blog sério da igreja católica.Como pode uma pessoa semear tanto joio?em nome da tradição católica?eu tenho minhas dúvidas...”

Vejam só: usam os ataques como prova de que estão no caminho certo… e quando são eles que atacam? Não é, pela mesma lógica, sinal de que “estou no caminho certo”?

O que me entristece é que nenhuma crítica ou refutação aos artigos aqui publicados contém aspectos doutrinários ou teológicos, mas aquele sentimentalismo e coitadismo característicos dos movimentos surgidos após o Vaticano II. Na encíclica “ACERBO NIMIS”, São Pio X nos alerta:

“É muito frequente que floridos discursos, recebidos com o aplauso de numeroso auditório, só sirvam para afagar o ouvido, não para comover as almas. Em contrapartida, o ensino catequético, conquanto simples e humilde, merece que se lhe apliquem estas palavras que disse Deus por Isaías:

"Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão". (Is 55,10-11)

E as pessoas me pedem: “Faça algo mais útil no seu blog!!!Evangelize,fale de Deus.As pessoas estão sedentas é de DEUS,de uma palavra amiga,de ajuda!!!Não de babozeiras.”

E não é isso que o blog oferece? Ao apresentar a doutrina católica (chamada por alguns de ‘baboseiras’) quero ajudar pessoas mal orientadas e desavisadas a fortalecerem seus alicerces. A se fortalecerem na fé católica. Uma ‘palavra amiga’ pode ser capaz de ‘afagar o ouvido’, mas pode destruir o alicerce da fé. E de que “Deus” as pessoas querem ouvir? Afinal, para cada conveniência há uma ‘igreja’, um ‘deus’ pronto a satisfazer as nossas necessidades… e o quão somos capazes de renunciar a nós mesmos por amor de Deus?

E, a despeito dos que criticam o blog, há também os que elogiam e incentivam. A todos, críticos e incentivadores, obrigado por suas palavras e orações.

Que Deus os abençoe em abundância.

Pax Christi a todos que se sentirem ‘perseguidos’…

Postagens populares