11 de agosto de 2006

UMA PEQUENA REFLEXÃO...

Salve Maria!

Quantas vezes nós nos pegamos pensando sobre o que é ter FÉ... Não é verdade? É comum vermos em sermões, pregações de todos os naipes, pessoas falando em FÉ, em ter FÉ... Mas será que nós sabemos realmente o que significa "TER FÉ"?

Ao lermos a história de Abraão, no Livro do Gênesis, Deus se manifesta: "O Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar". (Gn 12,1). Eu procuro me colocar no lugar deste homem, acomodado em meu canto, e de repente uma voz me chama, e diz para deixar tudo... Mil coisas passam pela cabeça: largar emprego, família, filhos, diversões, conforto...

Ter FÉ é muito mais do que simplesmente CRER... Porque, como as Escrituras mesmas dizem: "Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem". (Tg 2,19).

Não quero aqui fazer um tratado sobre o significado etimológico da palavra FÉ, da mesma raiz que a palavra FIEL (do latim FIDES), mas é justamente em sua raiz é que encontramos seu real significado.

Ter FÉ é se entregar completamente a Deus e a seus designios... Não foi isso que fez Abrão? Ele não apenas acreditou, mas se despojou de si mesmo e foi aonde Deus o levou... E nós, que atitude tomamos no decorrer da nossa vida? Cremos apenas ou deixamos de ser nós mesmos por amor de Deus?

A Igreja nos ensina que FÉ é "a convicção firme e inabalável que temos, das coisas reveladas por Deus, e propostas a crer pelo Magistério Infalível da Igreja" (Catecismo Romano). Não é um mero "sentimento", como se ensina nestes tempos 'modernos'...

FÉ é, acima de tudo, a nossa atitude perante Deus. É a nossa atitude diante do próximo.

Pax Christi!

Postagens populares