10 de agosto de 2007

A IGREJA E VASSULA RYDEN

Salve Maria!

Abaixo publicamos notícia da ACI Prensa sobre a suposta vidente Vassula Ryden.

Pax Christi!!!

(link da notícia: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=10808)

Santa Sé reitera que católicos não devem participar de encontros de Vassula Ryden

VATICANO, 09 Ago. 07 / 12:00 am (ACI).- A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) reiterou em uma comunicação enviada aos presidentes das Conferências Episcopais que "não parece oportuna a participação de católicos nos grupos de oração organizados" pela Vassula Ryden, uma controvertida mulher ortodoxa que se autoproclama vidente e receptora de "revelações privadas" diretamente de Cristo.

Na mensagem interna, datada de 25 de janeiro de 2007 e foi publicado por vários sites, o Prefeito da CDF, Cardeal William Joseph Levada, reconhece que seguem chegando a seu dicasterio "cartas pedindo elucidações sobre os textos e atividades da senhora Vassula Ryden, sobre tudo pelo que corresponde ao valor da Notificação de 6 de outubro de 1995 e aos critérios a seguir para definir as disposições da
Igreja local sobre a conveniência de difundir os textos da senhora Vassula Ryden".

A CDF afirma primeiro que "a Notificação de 1995 segue sendo válida pelo que se refere ao julgamento doutrinal sobre os textos examinados".

Em seguida, sustenta que Ryden, "depois do diálogo tido com a Congregação para a Doutrina da Fé, fez algumas elucidações sobre certos pontos problemáticos que apareciam em seus textos e também sobre a natureza de suas mensagens, que se apresentam não como revelações divinas, mas bem como meditações pessoais delas".

"Portanto, do ponto de vista normativo, e depois tais elucidações, é necessária uma valorização prudencial caso por caso, levando em consideração a possibilidade concreta que têm os fiéis de ler os textos no contexto das mencionadas elucidações", adverte a CDF.

Finalmente, recorda que "não parece oportuna a participação de católicos nos grupos de oração organizados pela própria senhora Ryden. Por isso a respeito de eventuais encontros ecumênicos, os fiéis têm que se ater às disposições do Diretório ecumênico, do Código de Direito Canônico (C. 215; C. 223, &2; C. 383, &3) e dos Ordinários diocesanos".

A Notificação de 1995

Em 6 de outubro de 1995, a CDF emitiu uma Notificação em que explica que depois de "uma análise atenta e serena de todo o assunto" se encontraram "junto a aspectos positivos, um conjunto de elementos fundamentais que devem considerar-se negativos à luz da doutrina católica" nas revelações de Ryden.

A Notificação, minimizada pelos seguidores de Ryden, destacou "o caráter suspeito das modalidades com que se produzem essas supostas revelações" e destaca "alguns enganos doutrinais contidos nelas" como o uso de uma linguagem ambígua das Pessoas da
Santíssima Trindade, até confundir seus nomes e funções específicas; o anúncio de um período de predomínio do Anticristo no interior da Igreja; a profecia em chave milenarista de uma era de paz e bem-estar universal antes da vinda definitiva de Cristo; e a formação de uma Igreja que seria uma espécie de comunidade pan-cristã, em contraste com a doutrina católica.

A Notificação sustenta que Ryden participando de forma habitual nos
sacramentos da Igreja Católica, apesar de ser grego-ortodoxa, criou "uma desordem ecumênica que irrita a não poucas autoridades, ministros e fiéis de sua própria Igreja, situando-se fora da disciplina eclesiástica da mesma".

A Notificação pede aos
bispos informar "de forma adequada a seus fiéis, e não se conceda espaço algum no âmbito de sua respectivas diocese à difusão de suas idéias. Por último, convida a todos os fiéis a não considerar sobrenaturais os textos e as intervenções da senhora Vassula Ryden e a conservar a pureza da fé que o Senhor confiou à Igreja".

Para conhecer mais de Vasula Ryden, acesse (em espanhol):
http://www.aciprensa.com/controversias/vassula.htm

Postagens populares