5 de agosto de 2007

UM PEQUENO RECADO...

Salve Maria!

É comum vermos nas nossas emissoras católicas (Canção Nova, Rede Vida e Século XXI) convites para participarmos de peregrinações à Terra Santa e santuários marianos ao redor do mundo. Somos convidados, por quantias módicas (cerca de 2.000 reais ou mais!), a participar de uma 'experiência de fé' nestas viagens, sempre na companhia de pessoas do quilate de Ricardo Sá, Flavinho, 'Professor' Felipe Aquino, Padre Alberto Gambarini, etc...

De repente estes prezados 'ícones' do carismatismo não tiveram a oportunidade de ler o pequeno opúsculo 'AS EXCELÊNCIAS DA SANTA MISSA', escrito por São Leonardo de Porto-Maurício em 1737. Nele, o santo escreve, citando São Bernardo:

"E muito mais se ganha assistindo a uma única Santa Missa (se considerar seu valor intrínseco - nota de São Leonardo) do que distribuindo a fortuna aos pobres e peregrinando a TODOS OS SANTUÁRIOS MAIS FAMOSOS DA TERRA."

E o mesmo São Leonardo conclui:

"Ó tesouro incalculável da Santa Missa! Compreendei bem esta verdade: podemos merecer mais assistindo ou celebrando uma só Santa Missa, se a considerarmos em si mesma e em todo o seu valor intrínseco, do que se distribuíssemos nossa fortuna aos pobres, e em seguida partíssemos a percorrer o Mundo como peregrinos, visitando com a maior das devoções os santuários de Jerusalém, Roma, Compostela, Loreto, etc."

E não é isso que vemos? Quantos se endividam para participar destas 'peregrinações'; quantos são levados e seduzidos por uma 'experiência' em diversos santuários, quando bastaria uma Santa Missa bem celebrada e bem assistida?

O que as pessoas não sabem é que eles acabam 'bancando', na verdade, a viagem daqueles que a promovem... ou vc acha que eles pagam a passagem pra Terra Santa?

Fique de olho...

Pax Christi!!!

Postagens populares