22 de outubro de 2006

A primeira vez...

(de Salta, Argentina)

Salve Maria!

Hoje escrevo de Salta, Argentina, onde participo de um Festival Coral.

A primeira vez, dizem, a gente nunca esquece. O domingo começou meio que cinzento, problemas com a nossa hospedagem, enfim... parecia que o dia seria muito ruim. Afinal, a minha viagem, além de participar do Festival Coral, serviria para obter o primeiro contato com a Missa Tridentina. No sábado tive o prazer de conhecer o Sérgio, após nossa apresentaçao, que durante a conversa descobri ser ele frequentador da Capela de Nossa Senhora do Carmo, da FSSPX (me permito nao usar o termo "tradicionalista"). Ele também estava atrasado, pois havíamos marcado para as 10 horas o nosso encontro.

O desânimo já tomava conta de mim quando, à porta do hotel, entra este amigo e assim a ida à Missa estava definida. Ao chegar na capela, conversamos com algumas pessoas, que nos receberam muito bem (ao contrário de Buenos Aires, aqui em Salta brasileiros sao bem recebidos, ainda mais grupo coral). Ao entrarmos na capela, percebemos a sobriedade do ambiente. Ao tocar o sinete, entra o Padre Alfonso, os acólitos e coroinhas, e ao fundo ouvíamos um órgao e o canto de entrada em latim. Quanta diferença! Quanta sobriedade, quanta piedade! Bem verdade que sao muitos gestos, muitas genuflexoes, mas repletos de singeleza, sem exageros. Agora sim, ao assistir a Missa compreendo as palavras de Sao Leonardo de Porto-Mauricio, em seu livro "As Excelências da Santa Missa"! Realmente presenciei, em toda a sua plenitude, o Santo Sacrifício! Cada palavra, cada gesto, cada ato da Missa nos transportava à vida de Jesus, de seu Nascimento, sua vida pública e o sublime momento do Calvário. Sim, sublime pois foi no Calvário a vitória de Cristo sobre o pecado.

Ide, Missa est! Nunca pensei que ouviria isso... Depois de encerrada a Missa, fui apresentado ao Padre Alfonso, natural de Jujuy (perto de Salta), onde pudemos conversar um pouco e estabelecer um contato amigo.

A primeira vez, realmente, a gente nunca esquece... A primeira viagem internacional, a primeira Missa Tridentina... esta eu espero que nao seja nem a única e nem a última.

Pax Christi!!!

Postagens populares