11 de agosto de 2006

UMA PEQUENA REFLEXÃO...

Salve Maria!

Quantas vezes nós nos pegamos pensando sobre o que é ter FÉ... Não é verdade? É comum vermos em sermões, pregações de todos os naipes, pessoas falando em FÉ, em ter FÉ... Mas será que nós sabemos realmente o que significa "TER FÉ"?

Ao lermos a história de Abraão, no Livro do Gênesis, Deus se manifesta: "O Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar". (Gn 12,1). Eu procuro me colocar no lugar deste homem, acomodado em meu canto, e de repente uma voz me chama, e diz para deixar tudo... Mil coisas passam pela cabeça: largar emprego, família, filhos, diversões, conforto...

Ter FÉ é muito mais do que simplesmente CRER... Porque, como as Escrituras mesmas dizem: "Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem". (Tg 2,19).

Não quero aqui fazer um tratado sobre o significado etimológico da palavra FÉ, da mesma raiz que a palavra FIEL (do latim FIDES), mas é justamente em sua raiz é que encontramos seu real significado.

Ter FÉ é se entregar completamente a Deus e a seus designios... Não foi isso que fez Abrão? Ele não apenas acreditou, mas se despojou de si mesmo e foi aonde Deus o levou... E nós, que atitude tomamos no decorrer da nossa vida? Cremos apenas ou deixamos de ser nós mesmos por amor de Deus?

A Igreja nos ensina que FÉ é "a convicção firme e inabalável que temos, das coisas reveladas por Deus, e propostas a crer pelo Magistério Infalível da Igreja" (Catecismo Romano). Não é um mero "sentimento", como se ensina nestes tempos 'modernos'...

FÉ é, acima de tudo, a nossa atitude perante Deus. É a nossa atitude diante do próximo.

Pax Christi!

4 de agosto de 2006

FORA DA IGREJA HÁ SALVAÇÃO???

Salve Maria!

Postei, há alguns meses, no Orkut um tópico sobre a salvação para aqueles que estão fora da Igreja. Achei por bem reproduzí-lo aqui, por ser um espaço maior e poder dar maiores esclarecimentos acerca do tema, além de uma notícia da ACI, sobre a questão da verdadeira Igreja de Cristo. Se forem necessários comentários adicionais serão colocados em vermelho/negritado/itálico:

FORA DA IGREJA HÁ SALVAÇÃO??? (Publicado em 26/05/2006 07:02)

Para melhor esclarecimento aos amados irmãos, transcrevo aqui o ensinamento da Igreja sobre a questão "FORA DA IGREJA HÁ SALVAÇÃO?".

Compêndio do Catecismo da Igreja:

162. Onde subsiste a única Igreja de Cristo?
R. A única Igreja de Cristo, como sociedade constituída e organizada no mundo subsiste na IGREJA CATÓLICA, governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele. Somente por meio dela se pode obter A PLENITUDE DOS MEIOS DE SALVAÇÃO, pois o Senhor confiou todos os bens da Nova Aliança ao único colégio Apostólico, cujo chefe é Pedro.

163. Como considerar os cristãos não-católicos?
R. Nas igrejas e comunidades eclesiais que se separaram da plena comunhão da Igreja Católica encontram-se muitos elementos de santificação e de verdade. Todos esses bens provém de Cristo e IMPELEM À UNIDADE CATÓLICA (=movem-nos à Igreja Católica).
(Ou seja, aqueles que se encontram fora da Igreja Católica, por existir estes "elementos de santificação e verdade", são levados a conhecerem a Igreja Católica e a ela aderirem.)

171. O que significa a afirmação: "FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO"?
R. Significa que toda salvação vem de Cristo-Cabeça por meio da Igreja, que é seu corpo. Portanto, NÃO PODEM SER SALVOS os que, conhecendo a Igreja como fundada por Cristo e necessária à salvação, nela não entrarem e nela não perseverarem. Ao mesmo tempo, graças a Cristo e à sua Igreja, podem conseguir a salvação eterna todos os que, sem culpa, ignoram o Evangelho de Cristo e a sua Igreja, mas procuram sinceramente a Deus e, sob influência da graça, se esforçam por cumprir a vontade dEle, conhecida por meio do ditame da consciência.

E quem são aqueles que "ignoram o Evangelho de Cristo e a sua Igreja"?

Uma pessoa que está absolutamente sem condição de conhecer a verdade, como, por exemplo, os índios brasileiros antes da colonização, estavam em ignorância invencível, visto que eles não tinham os meios de chegar ao conhecimento pleno da verdade. Eles deveriam somente seguir a lei natural (isto é, não roubar, não matar, não mentir, etc.) Evidentemente nenhum homem será julgado pelo que não teve condições de conhecer, por isso dizemos que esse tipo de ignorância é inculpada.

Um segundo tipo de ignorância é a ignorância culpada, na qual a pessoa tem as condições de conhecer mas não aceita, por um motivo qualquer, a verdade. Nesse tipo de ignorância é nítido que a pessoa tem culpa, visto que tinha os meio necessários para conhecer o certo e rejeitou-o. Essa ignorância dizemos ser ignorância culpada.

Esse é o caso dos protestantes atuais, que têm todos os meios de conhecer a verdadeira religião e, no entanto, a rejeitam. Não podemos pensar que Deus simplesmente não concede a esses protestantes as graças necessárias para sua salvação. Seria um absurdo pensar que Deus vê esses coitados na heresia e não faz nada para tirá-los de lá. Uma prova disto são os casos de protestantes que se convertem ao catolicismo, pois estes, estando de boa vontade, logo que percebem o erro de sua seita, abandonam-na e convertem-se à verdadeira fé.

Evidentemente devem existir algumas exceções, que só Deus conhece e que só Deus julgará.

Para não deixar nenhuma dúvida citamos a bula Unam Sanctam, do Papa Bonifácio VIII, na qual de declara:

“Por isso, declaramos, dizemos, definimos e pronunciamos que é absolutamente necessário à salvação de toda criatura humana estar sujeita ao romano pontífice”

Veja bem: “absolutamente necessário”, ou seja, não é possível – salvo caso de ignorância invencível – uma pessoa salvar-se sem estar sujeita ao Romano Pontífice.

Mas, para aqueles que pensam que basta apenas ser católico para ser salvo, um alerta:

"Contudo, não se salva, embora esteja incorporado à Igreja, aquele que, não perseverando na caridade, permanece dentro da Igreja com o corpo, mas não com o coração"

Assim como muitos que não estão na Igreja obterão a salvação, muitos que estão na Igreja a perderão...

O que diz o Vaticano??? (Publicado em 26/05/2006 07:10)
Jornal vaticano lembra que a Igreja de Cristo será sempre a Igreja Católica

VATICANO, 08 Dez. 05 (ACI) .- Em sua edição especial pelo 40º aniversário de conclusão do Concílio Vaticano II, o diário oficial do Vaticano, L’Osservatore Romano, recordou que segundo o Concílio a Igreja de Cristo será sempre a Igreja Católica.

No estudo realizado pelo Padre Karl Josef Becker, o jornal vaticano esclarece as últimas interpretações surgidas depois do último Sínodo dos Bispos, que tentam desconhecer a função central de Cristo na fundação da Igreja.

“Quem defende com o Concílio Vaticano II a perpétua permanência de todos os elementos salvíficos instituídos por Cristo na Igreja Católica, está totalmente disposto a tomar em consideração os problemas abertos pelo Concílio Vaticano II”, indica o artigo.

E acrescenta que nas demais comunidades cristãs existem elementos eclesiásticos de verdade e de santificação que são próprios da Igreja e empurram para a unidade com ela”.

O estudo está apoiado no decreto conciliar sobre ecumenismo, Unitatis Redintegratio e a constituição dogmática Lumen Gentium, que afirma que “a única Igreja é a governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele”.

Segundo fontes do jornal vaticano, o artigo do Pe. Becker poderia ser publicado em breve nos vários idiomas em que se edita o semanário.

No amor de Cristo, por Maria.

Fontes de consulta:

www.montfort.org.br
www.acidigital.com (de onde foi extraído o artigo)
Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

Postagens populares