19 de janeiro de 2008

O PAPA PEDE MAIS RIGOR NA ESCOLHA DE FUTURAS BEATIFICAÇÕES

B165 O papa Bento XVI deseja mais rigor por parte dos bispos locais na escolha dos casos de beatificações futuras na Igreja Católica, declarou o cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, ao Osservatore Romano.

Em 8 de Janeiro, o cardeal português anunciou a publicação iminente de uma instrução com 20 páginas "destinada a todos os bispos residentes" e que especificaria como tratar dos pedidos emitidos por seus fiéis para a abertura de um processo de beatificação. Certamente, o processo de beatificação começa com uma fase diocesana seguida pela transferência do dossiê ao Vaticano para que o papa dê seu consentimento à proclamação de um novo bem-aventurado.

É uma maneira de "recomendar aos bispos locais para usar mais sobriedade, e mais rigor em receber pedidos para a abertura de um novo processo diocesano," a fim de melhor "refletir o espírito novo introduzido pelo papa Bento no processo de canonização. Primeiramente, nós devemos especificar que estas são inovações muito significativas que destacarão a teologia da igreja local, como foi reafirmado efetivamente no Concílio Vaticano II. A beatificação de um servo de Deus em sua própria igreja, é algo que a comunidade inteira vive em um clima da fé, que gira em torno da alegria e as celebrações ecclesiais junto àquele que está sendo levantado para a honra dos altares."

No começo de seu pontificado, Bento XVI decidiu-se que a proclamação solene da beatificação ocorreria daqui em diante em sua diocese original e não mais no Vaticano, como era habitual durante o pontificado de João Paulo II.

Além disso, o cardeal Saraiva Martins anunciou que o processo de beatificação do casal Guérin, os pais de St. Therese de Lisieux estava prestes a alcançar sua conclusão.

(Fontes: AFP/Osservatore Romano - postagem original: Pope demands more Rigor in Choice of Future Beatifications - Site DICI.org)

Tradução de Jorge Luis

Postagens populares