2 de junho de 2009

TEOLOGIA DA PERSEGUIÇÃO

"Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim". (Mt 5,11)

Salve Maria!

Tenho percebido, em alguns mails que recebi, que a grande maioria dos “movimentos” atuais da Igreja Católica usam como legitimação de seus apostolados aquilo que convencionei chamar de “Teologia da Perseguição”. Ela se baseia em versículos bíblicos, como o citado acima, que falam da perseguição que seria imposta aos discípulos de Cristo após a sua partida definitiva deste mundo.

Por diversas vezes, neste blog, apresentei artigos contestando a legitimidade de movimentos como a Renovação Carismática, “A Verdadeira Vida em Deus” de Vassula Ryden (que nem católica é). Através da apresentação da doutrina católica procurei mostrar o quão nocivos e distantes da fé tais movimentos se encontram. Abaixo está uma das respostas a mim enviadas:

“Mas por outro lado fico feliz em saber que eles sofrem ataques pois isso é sinal de que eles estão no caminho certo. Quer saber? continue "atacando" que Deus continua nos abençoando.”

E, contrariando a sua lógica, acabam por atacar também. Como se pode observar nesta outra resposta:

“Insinua,supõe,acusa,e por consequencia influencia pessoas mal orientadas,e coitadas até desavisadas achando que é um blog sério da igreja católica.Como pode uma pessoa semear tanto joio?em nome da tradição católica?eu tenho minhas dúvidas...”

Vejam só: usam os ataques como prova de que estão no caminho certo… e quando são eles que atacam? Não é, pela mesma lógica, sinal de que “estou no caminho certo”?

O que me entristece é que nenhuma crítica ou refutação aos artigos aqui publicados contém aspectos doutrinários ou teológicos, mas aquele sentimentalismo e coitadismo característicos dos movimentos surgidos após o Vaticano II. Na encíclica “ACERBO NIMIS”, São Pio X nos alerta:

“É muito frequente que floridos discursos, recebidos com o aplauso de numeroso auditório, só sirvam para afagar o ouvido, não para comover as almas. Em contrapartida, o ensino catequético, conquanto simples e humilde, merece que se lhe apliquem estas palavras que disse Deus por Isaías:

"Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão". (Is 55,10-11)

E as pessoas me pedem: “Faça algo mais útil no seu blog!!!Evangelize,fale de Deus.As pessoas estão sedentas é de DEUS,de uma palavra amiga,de ajuda!!!Não de babozeiras.”

E não é isso que o blog oferece? Ao apresentar a doutrina católica (chamada por alguns de ‘baboseiras’) quero ajudar pessoas mal orientadas e desavisadas a fortalecerem seus alicerces. A se fortalecerem na fé católica. Uma ‘palavra amiga’ pode ser capaz de ‘afagar o ouvido’, mas pode destruir o alicerce da fé. E de que “Deus” as pessoas querem ouvir? Afinal, para cada conveniência há uma ‘igreja’, um ‘deus’ pronto a satisfazer as nossas necessidades… e o quão somos capazes de renunciar a nós mesmos por amor de Deus?

E, a despeito dos que criticam o blog, há também os que elogiam e incentivam. A todos, críticos e incentivadores, obrigado por suas palavras e orações.

Que Deus os abençoe em abundância.

Pax Christi a todos que se sentirem ‘perseguidos’…

Postagens populares