27 de setembro de 2009

E ELE VOLTA À CENA…

Dom Luiz Cappio

Lembram da figura aí em cima?

Pois é, depois de fazer uma greve de fome para impedir a transposição do rio São Francisco em 2005 e 2007, Dom Luiz Flávio Cappio volta à cena ao anunciar a intenção de construir um santuário para os ‘mártires’ do regime militar. O local? No sertão baiano, onde foi morto o ex-capitão e desertor Carlos Lamarca.

carlos_lamarca

Para quem não sabe, Carlos Lamarca foi oficial do Exército (declarado Aspirante-a-Oficial em 1960), e ao ter contato com as idéias ‘revolucionárias’ desertou e passou à luta armada. Foi autor e executor de alguns crimes, em nome da luta, como invasão de quartéis para roubar armamentos, roubo a bancos e algumas ‘execuções’. Foi morto em 1971, após ser perseguido pelas tropas do mesmo Exército que ele havia desertado. Recentemente, havia sido ‘promovido’ a General pela Comissão de “Anistia”, garantindo à sua viúva os vencimentos referentes à patente, mas depois tal promoção foi revogada por se tratar de um desertor.

A respeito disso, diz o bispo:

“Não quero canonizar ninguém. Sei que o Lamarca teve culpas, e não podemos eximi-las, mas quero valorizar o que ele fez de bom.”

Sem querer canonizá-lo, para Dom Cappio não importam os meios, desde que o fim seja alcançado.

Ele sabe bem do que fala…

Postagens populares