27 de junho de 2007

CTRL+C, CTRL+V e outras coisinhas mais...



Salve Maria!

Existem coisas que, por acontecerem ocasionalmente, podemos atribuir como sendo apenas 'meras coincidências'.... Mas e quando a coincidência já se torna algo frequente, como considerar???

Um velho ditado japonês costuma dizer que 'no mundo nada se cria, tudo se copia'. E quase tudo que encontramos na Internet é uma cópia de um ou outro site, isso não há dúvida.

O site do Apostolado 'Veritatis Splendor' (http://www.veritatis.com.br/) possui uma infinidade de textos extraídos de inúmeras fontes, como é normal e aceitável. O que não se entende é como as 'coincidências' podem ser tantas...

Cito aqui um texto, publicado naquele site, com o título 'A História da Inquisição', de autoria do Padre W. Devivier, SJ (Curso de Apologética Cristã, ed. Melhoramentos, São Paulo - 1925), cujo link disponibilizo abaixo:

http://www.veritatis.com.br/article/3340

Agora peço a sua atenção para este outro link, referente à mesma obra:

http://www.permanencia.org.br/revista/atualidades/inquisicao.htm

Se você, prezado leitor, puder me dizer o que os textos têm de semelhante...

Observe bem...

Percebeu?

Pois é. O texto introdutório não faz parte do Manual de Apologética Cristã. Este pequeno intróito foi redigido pela pessoa que reproduziu o texto no site da Permanência (provavelmente Dom Lourenço Fleischman, OSB), e foi COPIADO no site da Veritatis, sem ao menos o 'copiador' ter o trabalho de modificar as fontes e retirar o pequeno intróito.

Cito-lhes outro texto, chamado "LIBERAIS E CONSERVADORES", de autoria de Gustavo Corção. Eis o link da Permanência:

http://gustavocorcao.permanencia.org.br/Artigos/liberais_e_conservadores.htm

Este mesmo artigo foi republicado em outros sites, os quais indico abaixo (links repassados pelo sr. Alessandro Lima, como se confirmará mais adiante):

http://pensadoresbrasileiros.home.comcast.net/GustavoCorcao/liberais_e_conservadores.htm

http://viriatos.blogspot.com/2005_04_01_archive.html

http://www.veritatis.com.br/article/4228

Nos 3 primeiros links, vemos o publicador citar a fonte:

"Publicado em O GLOBO de 25/10/69 - Republicado em PERMANÊNCIA No. 232/233, Março-Abril de 1988"

Já no site 'Veritatis', lemos:

"Fonte: Publicado em O GLOBO de 25/10/69"

Onde está a referência da republicação da revista PERMANÊNCIA???

Foi esta a pergunta que lhe fiz, por mail (em verde):

"Ao ler o artigo de Gustavo Corção, deparei-me com uma dúvida: de onde poderiam ter extraído este artigo?Ao pesquisar no Google e no Live Search, descobri que só um site havia publicado tal artigo na Internet: o site Permanência. No entanto, aqui no Veritatis não se faz referência a esta republicação. Seria um equívoco da parte de quem 'copiou' o artigo? Seria justo a correção deste 'equívoco'."

Eis a primeira resposta do sr. Alessandro Lima (em vermelho):

"Você equivoca-se ao afirmar que somente o site Permanência republicou o artigo, veja que outros sites também o fizerram (só para citar alguns exemplos):

http://pensadoresbrasileiros.home.comcast.net/GustavoCorcao/liberais_e_conservadores.htm

http://viriatos.blogspot.com/2005_04_01_archive.html

Deveríamos citar com fonte todos os sites que republicaram o artigo deste brilhante pensandor católico? Além disto, o mesmo artigo teve republicação em revistas (católicas e filosóficas). Deveríamos também citar todas elas? Nos veículos em que o artigo foi republicado, foram citadas as fontes de republicação ou a fonte primária? Como se vê devemos sempre fazer referência à fonte, não estamos fugindo à regra. E a fonte foi o Jornal o Globo.Nossa postura não foi equivocada e muito menos injusta."

Neste momento repliquei usando os mesmos links que ele me indicou, e lhe respondi:

"Se vc entrar nos links que você mesmo cita, verá que TODOS, citando a fonte, escrevem:

(Publicado em O GLOBO de 25/10/69; republicado em PERMANÊNCIA Nº. 232/233, Março-Abril de 1988)

Por que só o Veritatis não cita a revista Permanência???

Talvez pq a revista tenha ligação com a Fraternidade São Pio X???

Além do mais, fica a critério de vocês citar ou não a revista... e apesar de que, se o artigo não estivesse no site, talvez os 'novos' apologistas jamais teriam lido tal artigo."

E, como que 'surpreso' com a própria falta de observação, o sr. Alessandro me responde:

"Não é que você tem mesmo razão? Eu não tinha percebido este pequeno detalhe de que as fontes também citam a republicação em Permanência. Muito boa a sua observação.Vou verificar as fontes impressas que é de onte tiramos o artigo."

Pois bem, estou esperando até hoje a tal 'fonte impressa'... mas duvido que ele a encontre um dia, a não ser que ele dê uma procurada lá na PERMANÊNCIA, em Niterói.

Agora, em seu mais recente artigo "Pode um católico negar obediência ao Concílio Ecumênico do Vaticano II?", depois de tentar provar a 'infalibilidade' do pastoral Vaticano II, ele decreta:

"Quem colabora com estes grupos (Fraternidade Sacerdotal São Pio X, Associação Cultural Montfort, Permanência e etc) não colabora com a Igreja e viola o cân. 752 do Código de Direito Canônico."

Então por que cargas d'águas ele usa textos destes sites que não colaboram com a Igreja??? É uma série de contradições que vão bem aquém da doutrina e da fé... é da própria coerência, aliás durma-se com ambiguidades como estas...

Falando em dormir, é hora de ir pra cama, pois já é tarde...

Pax Christi!!!

Postagens populares