28 de junho de 2007

A MISSA DE SEMPRE... PARA SEMPRE (4)


Salve Maria!!!
Eis que o dia se aproxima...


Santa Sé confirma iminente publicação do Motu Próprio sobre o Missal Tridentino
Bento XVI se reuniu com Prelados para explicar seu conteúdo e espírito
(extraído do site ACI Digital - http://www.acidigital.com/noticia.php?id=10363)


VATICANO, 28 Jun. 07 / 12:00 am (ACI).- O Escritório de Imprensa da Santa Sé confirmou hoje a notícia que surgiu ontem na imprensa sobre a reunião ocorrida com o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, com alguns bispos representantes de diversas conferências episcopais sobre a próxima publicação do Motu Proprio do Papa Bento XVI sobre o uso do missal promulgado pelo beato João XXIII em 1962.

"Ontem pela tarde –assinala um comunicado da Sala Stampa– se desenvolveu no Vaticano uma reunião, presidida pelo Cardeal Secretário de Estado, para explicar aos representantes de diversas conferências episcopais o conteúdo e o espírito do anunciado 'Motu Proprio' de Bento XVI sobre o uso do missal promulgado por João XXIII em 1962".

No comunicado também se informa que "o Santo Padre saudou os presentes e conversou com eles por cerca de uma hora".

O Escritório de Imprensa assinala deste modo que "a publicação do documento, que acompanha uma ampla carta pessoal do Santo Padre a cada um dos bispos está prevista dentro de alguns dias, quando o texto for enviado a todos os bispos com a indicação da entrada em vigor do mesmo".

Embora a Santa Sé não tenha uma data de publicação, diversos meios anunciaram que esta será na próximo sábado, 7 de julho.

Alguns comentários:

- Foi publicado também no site da Associação Montfort(*), na seção 'Imprensa em Foco', em tradução do alemão do site www.kath.net/DieWelt, um artigo sobre a liberalização do Rito Tridentino, onde o autor do original entendeu a convocação dos bispos para o anúncio do Motu Próprio como o que se lê adiante: "Essa atitude demonstra, pelo próprio comportamento do Papa, que os Bispos foram contemplados pelo princípio de colegialidade, pois o próprio Papa lhes deu o documento, antes de divulgar à imprensa ou qualquer outro veículo mediático." Tal comportamento do Papa não indica NADA em relação ao 'princípio da colegialidade', pois está nítido que o Papa não está requisitando opinião e nem pedindo assentimento dos bispos para a publicação do Motu Próprio. A decisão é do Papa, os bispos estão tomando ciência e, a partir da publicação, só lhes restará CUMPRIR o que o Motu determinar... Ou será que mudou o conceito de 'colegialidade'???

(*)Badde, Paul - www.kath.net/DieWelt - "Motu proprio sobre a ´Missa Antiga` sairá em 7 de Julho"
MONTFORT Associação Cultural
Online, 28/06/2007 às 14:23h

No site a Agência Ecclesia (http://www.agencia.ecclesia.pt/) vem esta notícia:

Missas no Rito antigo estão de volta
Vaticano já explicou às conferências episcopais a decisão de Bento XVI, que «liberaliza» a Missa de São Pio V

A Santa Sé anunciou oficialmente que Bento XVI aprovou a utilização universal do Missal promulgado pelo Beato João XXIII em 1962, com o o Rito de São Pio V, utilizado na Igreja durante séculos.

Segundo o comunicado divulgado esta manhã, representantes de várias conferências episcopais estiveram reunidos no Vaticano com o Papa, durante uma hora, para falarem do "Motu proprio" de Bento XVI sobre esta questão. A reunião foi presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano.

O Rito de São Pio V, que a Igreja Católica usava até 1962 e que foi substituído pela liturgia do "Novus Ordo" (Novo Ordinário) aprovada como resultado da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, é assim aprovado para uso universal. O Papa estende a toda a Igreja de Rito Latino a possibilidade de celebrar a Missa e os Sacramentos segundo livros litúrgicos promulgados antes do Concílio.

A publicação do documento de Bento XVI, que será acompanhado por uma "longa carta pessoal do Santo Padre a cada Bispo", está prevista para os próximos dias.

Esta aprovação universal significaria que a Missa do antigo Rito poderá ser celebrada livremente em todo mundo, pelos sacerdotes que assim o desejarem, sem necessidade de autorização hierárquica de um Bispo.

Os livros litúrgicos redigidos e promulgados após o Concílio continuarão, contudo, a constituir a forma ordinária e habitual do Rito Romano.

O Rito resultante da reforma litúrgica conciliar instituía uma nova forma de celebrar a missa que revogava, não o uso do Latim, mas o uso do anterior Rito de S. Pio V. O "Novus Ordo" tem também uma versão em Latim..

Agora só nos resta aguardar a publicação em definitivo, que, segundo rumores, se dará no dia 7 de julho.

Deo gracias!!!

Pax Christi!!!


Jorge Luis

Postagens populares