3 de junho de 2007

A MISSA DE SEMPRE... PARA SEMPRE (3)

Salve Maria!!!

Mais notícias acerca da 'liberalização' do Rito de São Pio V:

Cardeal Bertone anuncia que Missa em Latim será autorizada 'logo'
(tradução do espanhol por Jorge Luis)(1)

Vaticano, 03 Jun 07 - 06:23 pm (ACI) - Em uma entrevista publicada neste domingo pelo diário católico italiano Avvenire, o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarsicio Bertone, anunciou que um documento que concede indulgência universal para a celebração da Missa de São Pio V - a Missa em latim que se celebrava universalmente até a reforma do Concílio Vaticano II - virá à luz 'logo'.

Durante a entrevista, o Cardeal Bertone assinalou que uma autorização será publicada em forma de 'Motu Próprio' do Papa Bento XVI, que autorizará a celebração da Missa também conhecida como 'tridentina' - porque foi confirmada pelo Concílio de Trento - e que atualmente pode-se celebrá-la somente com aprovação específica do bispo local.

Para a publicação do Motu Próprio 'não se terá que esperar muito', disse o Secretário de Estado, que explicou que o Pontífice 'escreveu uma carta de acompanhamento na qual explica as razões da decisão e por que espera que a autorização seja aceita serenamente'.

O purpurando não comentou se o Motu Próprio suporá o retorno ao seio da Igreja da 'cismática' Fraternidade Sacerdotal São Pio X, fundada pelo Arcebispo francês Marcel Lefebvre, excomungado pelo Vaticano em 30 de junho de 1988 por consagrar quatro bispos 'fora da unidade com Pedro'.

O Cardeal Bertone finalmente informou que se publicará 'dentro em pouco' a Carta dirigida aos católicos chineses, que 'já foi aprovada pelo Papa e agora estão se realizando as diversas traduções'.

(1) Nota:
Original em espanhol no site da ACI Prensa (http://www.aciprensa.com/noticia.php?n=17147&PHPSESSID=5329915926259cce0df2aab71ab51c6b)

Alguns comentários sobre a notícia:

Mais uma vez se insiste em chamar a FSSPX de 'cismática', quando inúmeros membros da cúria romana reafirmaram o contrário: A FSSPX não é cismática, a sagração dos 4 bispos foi um 'ato cismático', porém não se configurou um cisma como pretendem os que acusam os tradicionalistas.

Em relação ao Motu Próprio, este é um assunto que já corre desde outubro do ano passado, porém ganha mais força devido a uma declaração de Dom Castrillón Hoyos sobre a comissão Ecclesia Dei, bem como a vontade explícita de Sua Santidade em 'liberalizar' o rito Tridentino, declaração esta feita durante a V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Já são mostras de que 'logo' veremos o Motu Próprio publicado.

Vai ser desta vez? Só Deus sabe... Enquanto isso, continuemos rezando, com mais intensidade e mais força...

Pax Christi!!!

Postagens populares