30 de junho de 2007

IN MEMORIAN (Final)

Salve Maria!

Para encerrar, os corifeus dos Apóstolos.

Dia 29: SANTOS PEDRO E PAULO, APÓSTOLOS



Toda a Igreja está em festa neste dia 'consagrado pelo martírio dos Apóstolos Pedro e Paulo'. Nas duas grandes basílicas que se elevam em Roma sobre os túmulos destes dois príncipes 'que pela cruz e pela espada conquistaram lugar de honra no senado da vida eterna' celebrava-se outrora um duplo sacrifício (dupla Missa, para melhor compreensão daqueles que, em vão, insistem em atacar a Mãe Igreja - nota). Mais tarde, por causa da grande distância que separava as duas igrejas cindiu-se a festa e consagrou-se o dia 29 especialmente a São Pedro e o dia 30 a São Paulo. A Missa de hoje dá particular relevo às prerrogativas de São Pedro, à proteção especialíssima que Deus lhe dispensou e à confiança que a Santa Igreja deposita na intercessão dos dois grandes Apóstolos a quem deve a origem. Ao cantar 'TU ES PETRUS' sabem todos que as prerrogativas do Príncipe dos Apóstolos continuam na pessoa dos Pontífices (Papas), sucessores dele na sede de Roma e que podem confiar na providência particularíssima de Deus sobre o Vigário de Jesus Cristo, o qual preside na hora atual aos destinos da Igreja.

'Ó Deus, que consagrastes este dia com o martírio dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, dai à vossa Igreja a graça de seguir o preceito daqueles por meio dos quais Vos dignastes fundá-la. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, amém.'

Pax Christi!!!

Fonte: Missal Quotidiano e Vesperal, Dom Gaspar Lefebvre (1957)

IN MEMORIAN (2)

Salve Maria!!!

Dando continuidade à pequena homenagem aos 4 principais santos celebrados neste mês:

Dia 24: NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA

É o próprio Senhor quem chama São João 'o maior dentre os que nasceram de mulher'. Grande ele é pelos milagres e fatos extraordinários que acompanham o seu nascimento. Grande, por sua vocação de Precursor do Salvador do mundo. Grande, ainda por sua vida e seu martírio glorioso.

Pela boca do profeta Isaías, São João anuncia a sua vocação sublime. Seu nascimento foi motivo de grande regozijo no seio da família e por isso também toda a família cristã pede esta alegria espiritual. O Evangelho nos conta os acontecimentos bíblicos. Alegremo-nos na festa de hoje, pois aquele que neste dia nasceu - seis meses antes do Salvador - nos prepara para o nosso próprio renascimento, em Jesus Cristo, para uma vida nova.

'Ó Deus, que com o nascimento de São João tornastes este dia solene para nós, concedei a vosso povo a graça das alegrias espirituais, e dirigi as almas de todos os fiéis no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, amém.'

Pax Christi!!!

Fonte: Missal Quotidiano, Dom Beda Keckeisen (1951)

IN MEMORIAN (1)

Salve Maria!!!

Hoje, dia 30 de Junho, faremos uma justa homenagem aos santos que damos uma devoção muito especial neste mês:

13 de Junho: SANTO ANTÔNIO, Confessor e Doutor da Igreja

Nasceu em Lisboa. Cônego regrante (agostiniano) primeiramente e depois franciscano, pregou por toda a parte em Portugal em primeiro lugar e depois na Itália a palavra do Evangelho. Professor de Teologia e pregador das massas combateu a heresia com extremo vigor. A sua pregação era inflamada pelo amor de Deus e das almas e tinha um poder de convicção extraordinário. O estar impreginado da força penetrante das Escrituras valeu-lhe o epíteto que Gregório XI lhe deu de 'Arca do Testamento' e Pio XII, ao elevá-lo às honras de Doutor da Igreja universal, declarou que S. Antônio merecia bem o título de 'Doutor Evangélico'. Pregou em França mas sobretudo na Itália. Morreu em Pádua em 1231, com 35 anos de idade, aureolado pela reputação de grande santidade. Depois de sua morte os numerosos milagres operados no seu túmulo e a simples invocação de seu nome deram-lhe uma popularidade extraordinária.

'Ó Deus, que a festividade em honra de Santo Antônio, vosso Confessor e Doutor, alegre a vossa Igreja, a fim de que, fortalecida sempre com os auxílios espirituais, mereça gozar as alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, amém.'

Pax Christi!!!

Fonte: Missal Quotidiano e Vesperal, de Dom Gaspar Lefebvre - 1957

28 de junho de 2007

A MISSA DE SEMPRE... PARA SEMPRE (4)


Salve Maria!!!
Eis que o dia se aproxima...


Santa Sé confirma iminente publicação do Motu Próprio sobre o Missal Tridentino
Bento XVI se reuniu com Prelados para explicar seu conteúdo e espírito
(extraído do site ACI Digital - http://www.acidigital.com/noticia.php?id=10363)


VATICANO, 28 Jun. 07 / 12:00 am (ACI).- O Escritório de Imprensa da Santa Sé confirmou hoje a notícia que surgiu ontem na imprensa sobre a reunião ocorrida com o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, com alguns bispos representantes de diversas conferências episcopais sobre a próxima publicação do Motu Proprio do Papa Bento XVI sobre o uso do missal promulgado pelo beato João XXIII em 1962.

"Ontem pela tarde –assinala um comunicado da Sala Stampa– se desenvolveu no Vaticano uma reunião, presidida pelo Cardeal Secretário de Estado, para explicar aos representantes de diversas conferências episcopais o conteúdo e o espírito do anunciado 'Motu Proprio' de Bento XVI sobre o uso do missal promulgado por João XXIII em 1962".

No comunicado também se informa que "o Santo Padre saudou os presentes e conversou com eles por cerca de uma hora".

O Escritório de Imprensa assinala deste modo que "a publicação do documento, que acompanha uma ampla carta pessoal do Santo Padre a cada um dos bispos está prevista dentro de alguns dias, quando o texto for enviado a todos os bispos com a indicação da entrada em vigor do mesmo".

Embora a Santa Sé não tenha uma data de publicação, diversos meios anunciaram que esta será na próximo sábado, 7 de julho.

Alguns comentários:

- Foi publicado também no site da Associação Montfort(*), na seção 'Imprensa em Foco', em tradução do alemão do site www.kath.net/DieWelt, um artigo sobre a liberalização do Rito Tridentino, onde o autor do original entendeu a convocação dos bispos para o anúncio do Motu Próprio como o que se lê adiante: "Essa atitude demonstra, pelo próprio comportamento do Papa, que os Bispos foram contemplados pelo princípio de colegialidade, pois o próprio Papa lhes deu o documento, antes de divulgar à imprensa ou qualquer outro veículo mediático." Tal comportamento do Papa não indica NADA em relação ao 'princípio da colegialidade', pois está nítido que o Papa não está requisitando opinião e nem pedindo assentimento dos bispos para a publicação do Motu Próprio. A decisão é do Papa, os bispos estão tomando ciência e, a partir da publicação, só lhes restará CUMPRIR o que o Motu determinar... Ou será que mudou o conceito de 'colegialidade'???

(*)Badde, Paul - www.kath.net/DieWelt - "Motu proprio sobre a ´Missa Antiga` sairá em 7 de Julho"
MONTFORT Associação Cultural
Online, 28/06/2007 às 14:23h

No site a Agência Ecclesia (http://www.agencia.ecclesia.pt/) vem esta notícia:

Missas no Rito antigo estão de volta
Vaticano já explicou às conferências episcopais a decisão de Bento XVI, que «liberaliza» a Missa de São Pio V

A Santa Sé anunciou oficialmente que Bento XVI aprovou a utilização universal do Missal promulgado pelo Beato João XXIII em 1962, com o o Rito de São Pio V, utilizado na Igreja durante séculos.

Segundo o comunicado divulgado esta manhã, representantes de várias conferências episcopais estiveram reunidos no Vaticano com o Papa, durante uma hora, para falarem do "Motu proprio" de Bento XVI sobre esta questão. A reunião foi presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano.

O Rito de São Pio V, que a Igreja Católica usava até 1962 e que foi substituído pela liturgia do "Novus Ordo" (Novo Ordinário) aprovada como resultado da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, é assim aprovado para uso universal. O Papa estende a toda a Igreja de Rito Latino a possibilidade de celebrar a Missa e os Sacramentos segundo livros litúrgicos promulgados antes do Concílio.

A publicação do documento de Bento XVI, que será acompanhado por uma "longa carta pessoal do Santo Padre a cada Bispo", está prevista para os próximos dias.

Esta aprovação universal significaria que a Missa do antigo Rito poderá ser celebrada livremente em todo mundo, pelos sacerdotes que assim o desejarem, sem necessidade de autorização hierárquica de um Bispo.

Os livros litúrgicos redigidos e promulgados após o Concílio continuarão, contudo, a constituir a forma ordinária e habitual do Rito Romano.

O Rito resultante da reforma litúrgica conciliar instituía uma nova forma de celebrar a missa que revogava, não o uso do Latim, mas o uso do anterior Rito de S. Pio V. O "Novus Ordo" tem também uma versão em Latim..

Agora só nos resta aguardar a publicação em definitivo, que, segundo rumores, se dará no dia 7 de julho.

Deo gracias!!!

Pax Christi!!!


Jorge Luis

27 de junho de 2007

CTRL+C, CTRL+V e outras coisinhas mais...



Salve Maria!

Existem coisas que, por acontecerem ocasionalmente, podemos atribuir como sendo apenas 'meras coincidências'.... Mas e quando a coincidência já se torna algo frequente, como considerar???

Um velho ditado japonês costuma dizer que 'no mundo nada se cria, tudo se copia'. E quase tudo que encontramos na Internet é uma cópia de um ou outro site, isso não há dúvida.

O site do Apostolado 'Veritatis Splendor' (http://www.veritatis.com.br/) possui uma infinidade de textos extraídos de inúmeras fontes, como é normal e aceitável. O que não se entende é como as 'coincidências' podem ser tantas...

Cito aqui um texto, publicado naquele site, com o título 'A História da Inquisição', de autoria do Padre W. Devivier, SJ (Curso de Apologética Cristã, ed. Melhoramentos, São Paulo - 1925), cujo link disponibilizo abaixo:

http://www.veritatis.com.br/article/3340

Agora peço a sua atenção para este outro link, referente à mesma obra:

http://www.permanencia.org.br/revista/atualidades/inquisicao.htm

Se você, prezado leitor, puder me dizer o que os textos têm de semelhante...

Observe bem...

Percebeu?

Pois é. O texto introdutório não faz parte do Manual de Apologética Cristã. Este pequeno intróito foi redigido pela pessoa que reproduziu o texto no site da Permanência (provavelmente Dom Lourenço Fleischman, OSB), e foi COPIADO no site da Veritatis, sem ao menos o 'copiador' ter o trabalho de modificar as fontes e retirar o pequeno intróito.

Cito-lhes outro texto, chamado "LIBERAIS E CONSERVADORES", de autoria de Gustavo Corção. Eis o link da Permanência:

http://gustavocorcao.permanencia.org.br/Artigos/liberais_e_conservadores.htm

Este mesmo artigo foi republicado em outros sites, os quais indico abaixo (links repassados pelo sr. Alessandro Lima, como se confirmará mais adiante):

http://pensadoresbrasileiros.home.comcast.net/GustavoCorcao/liberais_e_conservadores.htm

http://viriatos.blogspot.com/2005_04_01_archive.html

http://www.veritatis.com.br/article/4228

Nos 3 primeiros links, vemos o publicador citar a fonte:

"Publicado em O GLOBO de 25/10/69 - Republicado em PERMANÊNCIA No. 232/233, Março-Abril de 1988"

Já no site 'Veritatis', lemos:

"Fonte: Publicado em O GLOBO de 25/10/69"

Onde está a referência da republicação da revista PERMANÊNCIA???

Foi esta a pergunta que lhe fiz, por mail (em verde):

"Ao ler o artigo de Gustavo Corção, deparei-me com uma dúvida: de onde poderiam ter extraído este artigo?Ao pesquisar no Google e no Live Search, descobri que só um site havia publicado tal artigo na Internet: o site Permanência. No entanto, aqui no Veritatis não se faz referência a esta republicação. Seria um equívoco da parte de quem 'copiou' o artigo? Seria justo a correção deste 'equívoco'."

Eis a primeira resposta do sr. Alessandro Lima (em vermelho):

"Você equivoca-se ao afirmar que somente o site Permanência republicou o artigo, veja que outros sites também o fizerram (só para citar alguns exemplos):

http://pensadoresbrasileiros.home.comcast.net/GustavoCorcao/liberais_e_conservadores.htm

http://viriatos.blogspot.com/2005_04_01_archive.html

Deveríamos citar com fonte todos os sites que republicaram o artigo deste brilhante pensandor católico? Além disto, o mesmo artigo teve republicação em revistas (católicas e filosóficas). Deveríamos também citar todas elas? Nos veículos em que o artigo foi republicado, foram citadas as fontes de republicação ou a fonte primária? Como se vê devemos sempre fazer referência à fonte, não estamos fugindo à regra. E a fonte foi o Jornal o Globo.Nossa postura não foi equivocada e muito menos injusta."

Neste momento repliquei usando os mesmos links que ele me indicou, e lhe respondi:

"Se vc entrar nos links que você mesmo cita, verá que TODOS, citando a fonte, escrevem:

(Publicado em O GLOBO de 25/10/69; republicado em PERMANÊNCIA Nº. 232/233, Março-Abril de 1988)

Por que só o Veritatis não cita a revista Permanência???

Talvez pq a revista tenha ligação com a Fraternidade São Pio X???

Além do mais, fica a critério de vocês citar ou não a revista... e apesar de que, se o artigo não estivesse no site, talvez os 'novos' apologistas jamais teriam lido tal artigo."

E, como que 'surpreso' com a própria falta de observação, o sr. Alessandro me responde:

"Não é que você tem mesmo razão? Eu não tinha percebido este pequeno detalhe de que as fontes também citam a republicação em Permanência. Muito boa a sua observação.Vou verificar as fontes impressas que é de onte tiramos o artigo."

Pois bem, estou esperando até hoje a tal 'fonte impressa'... mas duvido que ele a encontre um dia, a não ser que ele dê uma procurada lá na PERMANÊNCIA, em Niterói.

Agora, em seu mais recente artigo "Pode um católico negar obediência ao Concílio Ecumênico do Vaticano II?", depois de tentar provar a 'infalibilidade' do pastoral Vaticano II, ele decreta:

"Quem colabora com estes grupos (Fraternidade Sacerdotal São Pio X, Associação Cultural Montfort, Permanência e etc) não colabora com a Igreja e viola o cân. 752 do Código de Direito Canônico."

Então por que cargas d'águas ele usa textos destes sites que não colaboram com a Igreja??? É uma série de contradições que vão bem aquém da doutrina e da fé... é da própria coerência, aliás durma-se com ambiguidades como estas...

Falando em dormir, é hora de ir pra cama, pois já é tarde...

Pax Christi!!!

18 de junho de 2007

A SE LAMENTAR...


Os leigos vão tomando o lugar dos padres na RCC...

No cartaz acima, um dos padres convidados proferiria apenas uma 'palestra', enquanto o famoso Ironi Spuldaro, o 'pop-star' da RCC, fez a 'pregação' do evento... e ainda por cima tivemos uma Missa com 'cura e libertação - RCC' e 'show evangelizador'... Cadê as rubricas do Missal Romano??? Cadê o bispo para se fazer cumprir essas rubricas e coibir os abusos litúrgicos tão comuns deste movimento de 'Renovação Carismática'???

Amados sacerdotes, não permitam que leigos se apossem de seus púlpitos!!!

Ou os santos (sem a RCC, claro), ou NADA!

Pax Christi!!!

Jorge Luis

MOTIVOS DE ORGULHO...

Salve Maria!

Gostaria de externar aqui dois acontecimentos que me dão a certeza de que o trabalho deste blog está no bom caminho.

1) A publicação, no blog da Paróquia São Francisco de Assis - Valparaíso de Goiás-GO (www.paroquiafraciscana.zip.net) de artigos por mim publicados e comentados aqui neste blog;

2) A inclusão deste blog na lista de 'Blogs Amigos' no blog 'Neophitus' (http://neophitus.wordpress.com/). É um blog muito bem feito, rico em fotos, notícias e muitas informações.

Deus abençoe os dois responsáveis por estes blogs, e que eles continuem defendendo a Fé Católica com este ardor!!!

Pax Christi!!!

Jorge Luis

3 de junho de 2007

A MISSA DE SEMPRE... PARA SEMPRE (3)

Salve Maria!!!

Mais notícias acerca da 'liberalização' do Rito de São Pio V:

Cardeal Bertone anuncia que Missa em Latim será autorizada 'logo'
(tradução do espanhol por Jorge Luis)(1)

Vaticano, 03 Jun 07 - 06:23 pm (ACI) - Em uma entrevista publicada neste domingo pelo diário católico italiano Avvenire, o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarsicio Bertone, anunciou que um documento que concede indulgência universal para a celebração da Missa de São Pio V - a Missa em latim que se celebrava universalmente até a reforma do Concílio Vaticano II - virá à luz 'logo'.

Durante a entrevista, o Cardeal Bertone assinalou que uma autorização será publicada em forma de 'Motu Próprio' do Papa Bento XVI, que autorizará a celebração da Missa também conhecida como 'tridentina' - porque foi confirmada pelo Concílio de Trento - e que atualmente pode-se celebrá-la somente com aprovação específica do bispo local.

Para a publicação do Motu Próprio 'não se terá que esperar muito', disse o Secretário de Estado, que explicou que o Pontífice 'escreveu uma carta de acompanhamento na qual explica as razões da decisão e por que espera que a autorização seja aceita serenamente'.

O purpurando não comentou se o Motu Próprio suporá o retorno ao seio da Igreja da 'cismática' Fraternidade Sacerdotal São Pio X, fundada pelo Arcebispo francês Marcel Lefebvre, excomungado pelo Vaticano em 30 de junho de 1988 por consagrar quatro bispos 'fora da unidade com Pedro'.

O Cardeal Bertone finalmente informou que se publicará 'dentro em pouco' a Carta dirigida aos católicos chineses, que 'já foi aprovada pelo Papa e agora estão se realizando as diversas traduções'.

(1) Nota:
Original em espanhol no site da ACI Prensa (http://www.aciprensa.com/noticia.php?n=17147&PHPSESSID=5329915926259cce0df2aab71ab51c6b)

Alguns comentários sobre a notícia:

Mais uma vez se insiste em chamar a FSSPX de 'cismática', quando inúmeros membros da cúria romana reafirmaram o contrário: A FSSPX não é cismática, a sagração dos 4 bispos foi um 'ato cismático', porém não se configurou um cisma como pretendem os que acusam os tradicionalistas.

Em relação ao Motu Próprio, este é um assunto que já corre desde outubro do ano passado, porém ganha mais força devido a uma declaração de Dom Castrillón Hoyos sobre a comissão Ecclesia Dei, bem como a vontade explícita de Sua Santidade em 'liberalizar' o rito Tridentino, declaração esta feita durante a V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Já são mostras de que 'logo' veremos o Motu Próprio publicado.

Vai ser desta vez? Só Deus sabe... Enquanto isso, continuemos rezando, com mais intensidade e mais força...

Pax Christi!!!

Postagens populares