21 de março de 2008

CARDEAL SARAIVA MARTINS REVÊ ALGUMAS CAUSAS DE CANONIZAÇÕES

cardeal Em 18 de Fevereiro, na ocasião da apresentação da instrução Sanctorum Mater, o cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregation para a Causa dos Santos, reviu o progresso de um número de causas de beatificação e de canonização. De antemão, declarou: "a Igreja está interessada na verdade, apenas na verdade, nos fatos, na realidade," e em cada caso empreende "um estudo profundo e sério."

 

 

 

 

 

i_dehon-foto Sobre o padre francês Léon Dehon (1843-1925), "nós estamos pesquisando ainda sua causa," declarouo o prelado romano. Seu beatificação tinha sido programada para abril de 2005, mas foi suspensa por Bento XVI que decidiu reunir uma comissão com o encargo de trazer esclarecimentos sobre seu anti-semitismo. Sem adicionar mais precisões, o cardeal Saraiva Martins indicou que uma pesquisa mais adicional sobre caso pode "impedir uma discussão desnecessária após a beatificação."

 

 

 

 

pioxii

A respeito de Pio XII (1939-1958) o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos indicou que sua causa "não esteve parada." Recordou brevemente a existência de uma comissão especial que está encarregada de estudar o dossier da causa de beatificação do papa da Segunda Guerra Mundial. Indicou que o silêncio famoso de Pio XII a respeito de uma condenação do nazismo não é uma verdade histórica. "Mais do que silêncio, eu diria prudência" a fim de não deixar a situação dos judeus "muito mais séria e intolerável." E observou que "imediatamente depois da guerra muitos judeus prestaram homenagens" às suas iniciativas. O cardeal português especificou que a causa de Pio XII "não tinha sido atrasada nem muito menos suspensa." Explicou que este ano nós comemorávamos o 50º aniversário da morte do papa Pacelli, e nós julgamos oportuno tirar vantagem disso para promover um número de iniciativas - entre outras um simpósio e uma exposição sobre seu pontificado -- assim contribuindo para fazer a pessoa de Pio XII melhor conhecida assim como sua espiritualidade.

 

joaoxxiii Para João XXIIII (1958-1963), um milagre deve ainda ser provado após sua beatificação em 2001 para permitir seu canonização. Quanto a Paulo VI, o promotor da causa estão escrevendo agora seu positio, um documento que resume todos os testemunhos coletados durante o inquérito diocesano. A respeito de João Paulo II, o cardeal Saraiva Martins indica que se Bento XVI concedeu uma dispensa do prazo necessário antes da abertura da causa da beatificação e  canonização do papa polonês, ele não dispensou o processo. Assim, "o procedimento deve seguir seu curso normal." Adicionou que nós não devemos esperar uma beatificação de Karol Wojtyla para o dia 2 de abril próximo, na ocasião do terceiro aniversário de sua morte.

 

mae_st pai_st Em uma entrevista concedida a Avvenire em 1º de fevereiro, o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos falou sobre a beatificacção dos pais de St. Therese de Lisieux (1873-1897). Visto que em 9 dejaneiro, no Osservatore Romano, tinha anunciado que o procedimento para a beatificação do casal Martin estava a ponto de ser conclído, o cardeal Saraiva Martins pensou que "este evento" devia "ser considerado não ainda como iminente." "Há um milagre presumido, que aconteceu em um bebê recém-nascido em 2001. Ele ja foi examinado pela comissão médica, mas deve ainda ser estudado por teólogos." Para o cardeal português "este será um evento significativo na igreja universal, pela razão da grande devoção que sua filha goza sobre todo o mundo."

(fontes: Zenit/Apic/Imedia): 14/3/2008

Publicado em DICI - Traduzido por Jorge Luis

Postagens populares