25 de abril de 2008

A FOGUEIRA DO 'VERITATIS'...

Salve Maria!

Recentemente o site 'Veritais Splendor', sabendo que sua batalha contra o uso de células-tronco embrionárias está quase perdida (e isso eu lamento profundamente), resolveu voltar à carga contra os ditos 'Ultra-tradicionalistas'. A mais nova pérola do sr. Alessandro Lima (porque professor ele é de Informática, não de Teologia) é um artigo onde ele disgressa sobre a 'Intervenção Ottaviani'.

Pra quem não sabe, tal 'intervenção' é um estudo feito por teólogos, anexado a uma carta assinada pelos cardeais Afredo Ottaviani, então Prefeito-emérito da Congregação para a Doutrina da Fé e Antonio Bacci, em 25 de setembro de 1969. Tal documento se manifesta contra o 'Novus Ordo Missae', afirmando que este novo Missal "representa, tanto em seu todo como nos detalhes, um surpreendente afastamento da teologia católica da Missa tal qual formulada na sessão 22 do Concílio de Trento."

Sobre o assunto, recomendo a leitura do artigo:

"Teria o Cardeal Ottaviani aceitado a missa nova?",

publicado no blog irmão "Pacientes na Tribulação", do amigo Márcio.

Se eu fosse escrever algo sobre o tema, acabaria sendo repetitivo, então, devido à clareza e riqueza factual do artigo, prefiro recomendá-lo.

Pax Christi!!!

Postagens populares