22 de outubro de 2008

SOBRE O MAGISTÉRIO ‘PARALELO’…

Salve Maria!

Dois artigos publicados em blogues me chamaram a atenção nestes últimos dias:

O primeiro é um artigo do blog “Igreja Una”, tratando do “Magistério Paralelo dos Blogs”. Nele o autor faz uma crítica aos escritores que usam seus blogues para difundir os ensinos católicos, mas como em toda tarefa de escritor, está sujeito a expressar suas opiniões. O curioso é alguém que usa a mesma ferramenta fazer tal crítica. O que dizer do famoso livro “LEGÍTIMA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA”, escrito por Lúcio Navarro na longínqua década de 50? Seria este livro um exemplo de “Magistério Paralelo” citado pelo autor do blog citado?

O outro artigo eu posso definir como um legítimo exercício de “Magistério Paralelo”: no site Veritatis Splendor (pra variar), publicou-se carta de uma leitora, na qual ela pede aconselhamento diante da conversão de seu marido ao protestantismo. Cheio de linguages rebuscadas, o sr. Sílvio L. Medeiros, com seu catecismo e sua bíblia em mãos, este sim, usurpa o trabalho do padre como pastor de almas e vai ‘aconselhando’ a senhora leitora. Eis aí o sinal de que a Igreja passa por uma crise; e aqueles que adoram criticar a Montfort de exercer um ‘Magistério Paralelo’ fazem exatamente aquilo que eles condenam em outros.

O objetivo do “TRADIÇÃO VIVA” nunca foi e jamais será exercer um “Magistério Paralelo”. Sempre haverá distinção entre o que a Igreja ensina e a opinião pessoal daquele que escreve no blog.

E aqueles que buscarem no autor algum conselho, darei aqui dois conselhos bem preciosos:

  1. Procure sempre seu sacerdote quando tiver alguma dúvida, ou aconselhamento sobre algum problema em sua vida;
  2. Ore muito, e confie na Providência Divina.

No mais, conte sempre com as minhas orações.

Pax Christi!!!

Postagens populares