16 de dezembro de 2006

A MISSA DE SEMPRE... PARA SEMPRE (2)

Salve Maria!!!

Já havia postado uma notícia do UOL Notícias, dando conta da iminente publicação do Motu Próprio liberando a Missa de São Pio V. Agora, posto a notícia publicada pela ACI Prensa, que ratifica a publicação não só desse Motu Próprio após o Natal como a Exortação Apostólica Pós-sinodal sobre a Eucaristia para meados de janeiro.

Na verdade, é um documento puxando outro: o Motu Próprio exige um documento que trate da reverência que se deve ter à Santíssima Eucaristia, e bem sabemos o quanto na Missa de São Pio V encontramos o real sentido do que é a Missa: o Sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, perpetuado pelos séculos.

Falando mais sobre a Exortação, ela, sem dúvida alguma, será um duro golpe para os chamados 'pop-stars católicos' como os padres Marcelo, Fábio de Melo, Jonas Abib... e também para os conhecidos 'ministérios de música' existentes nas paróquias, com forte influência da RCC, que fazem da Missa verdadeiros shows de solos de guitarras estridentes e baterias...

Como muitos reagirão a estes dois documentos, só o tempo dirá... Mas já há muito alvoroço...

Abaixo segue a notícia:

Motu Próprio depois do Natal, Exortação Apostólica em janeiro

REDAÇÃO CENTRAL, 14 dez 06 (ACI) - Fontes próximas ao Vaticano informaram à ACI Prensa que o Motu Próprio pelo qual o Papa Bento XVI concederia indulgência universal ao Missal de São Pio V poderia ser publicado depois do Natal; enquanto que a Exortação Apostólica Pós Sinodal sobre a Eucaristia viria à luz em meados de janeiro.

As fontes confirmaram o que havia declarado à imprensa o Cardeal Jorge Medina Estevez, que recentemente participou da reunião da Comissão 'Ecclesia Dei' - encarregada do diálogo com o "cisma" Lefebvrista -, donde se revisou o rascunho final do texto do Motu Próprio.


A indulgência permitiria que a Missa de São Pio V seja celebrada livremente, sem o requisito atual que exige a permissão explícita do bispo local. O Motu Próprio, contudo, não aborda a situação canônica da Sociedade de São Pio X, a "organização cismática" criada por Mons. Marcel Lefebvre.

A Exortação Apostólica sobre a Eucaristia, segundo as mesmas fontes, já foi concluída por Bento XVI e se encontra em processo de tradução para os diversos idiomas nos quais será apresentada.

O texto, que viria à luz depois de 15 de janeiro, segundo as fontes, reafirma o 'não' aos sacerdotes casados, estimularia o uso do latim nas celebrações litúrgicas, e até solicita que os seminaristas aprendam o uso desta língua.

O texto também encorajaria a recuperação do canto gregoriano e a música polifônica sacra em lugar da música moderna; que implicaria numa retirada gradual dos instrumentos musicais "inadequados" para a solenidade e reverência da Celebração Eucarística.

(Fonte: ACI Prensa)

Pax Christi!!!

Postagens populares