13 de dezembro de 2006

A MISSA DE SEMPRE... PARA SEMPRE.

Salve Maria!!!

Para muitos, a notícia abaixo é um pequeno passo para o restabelecimento da Tradição...

Para outros, a mesma notícia é uma afronta ao Novus Ordo e, consequentemente, ao Concilio Vaticano II, transformado por estes em um 'superconcílio', mesmo tendo ele sido um 'concílio pastoral'...

Enfim, depois de 40 anos, os padres de todo o Orbe poderão novamente celebrar o Santo Sacrifício da Missa segundo o rito de São Pio V.

Segue abaixo a notícia:

Papa deverá autorizar missa em latim, segundo o cardeal Medina

CIDADE DO VATICANO, 12 dez (AFP) - O Papa Bento XVI deverá autorizar com um decreto a celebração da missa em latim exigida pelos católicos ultraconservadores, informou nesta terça-feira o cardeal chileno Jorge Arturo Medina Estévez, entrevistado pela agência católica I-Media.

"O decreto logo deverá ser publicado", declarou Medina, que participou da reunião convocada pelo Papa no Vaticano da comissão "Ecclesia Dei" para examinar o assunto.

"Debatemos durante mais de quatro horas e fizemos algumas correções", afirmou o cardeal, que não quis fornecer detalhes sobre os argumentos submetidos a modificações.

O decreto do Papa deverá ser proclamado de moto próprio, ou seja, trata-se de um documento aprovado pelo chefe da Igreja Católica.

A possibilidade de oficializar a missa em latim não será bem recebida por alguns setores católicos, que temem que esta seja uma forma de reintegrar os ultraconservadores.

O cardeal francês Jean-Pierre Ricard, arcebispo de Bordeaux (sudoeste) e presidente da Conferência Episcopal Francesa, que obteve a promessa do Papa de que o projeto de liberação da missa será revisto, não quis fazer comentários ao término da reunião.

A comissão Ecclesia Dei foi convocada após a preocupação manifestada pelos bispos franceses ante o projeto de Bento XVI de autorizar a celebração da missa em latim segundo o rito "tridentino", empregado antes do Concílio Vaticano II, que reformou profundamente a Igreja Católica nos anos 60.

O desejo de Bento XVI é obter a paz com o movimento católico ultraconservador do arcebispo francês Marcel Lefebvre, protagonista em 1988 do último cisma da história da Igreja.

Fortemente atrelados ao passado e baseando-se em quase dois milênios de tradição, a Fraternidade de São Pio X, fundada por Lefebvre, mantém forte rejeição a qualquer sinal de abertura e renovação dentro da Igreja e celebra a missa em latim.

Tal abertura preocupa os bispos franceses, que temem que os ultraconservadores nesse país obtenham muitas concessões, principalmente depois de terem ocupado ilegalmente várias igrejas e de terem rechaçado qualquer diálogo interreligioso.

O presidente da comissão é o cardeal colombiano Darío Castrillón Hoyos.

(Fonte: UOL Notícias)


Alguns comentários:

- Percebe-se como os bispos franceses se preocupam com as possíveis 'concessões' que serão dadas aos 'ultraconservadores' católicos, esquecendo-se porém que muito que a Igreja se tornou após o Vaticano II deu-se em cima de concessões, como a comunhão sob as duas espécies, a utilização abusiva dos MECEs, as guitarradas durante a Missa, e, literalmente falando, botar o Santíssimo Sacramento pra dançar...

- Esta é a hora em que vemos os 'lobos' mostrando os dentes, rosnando de raiva e acuados diante do cajado do Pastor da Igreja.

OREMUS PRO PAPA NOSTRI, BENEDICTUS XVI!!!

Postagens populares