8 de dezembro de 2006

REGINA SINE LABE ORIGINÁLI CONCÉPTA!!!


8 DE DEZEMBRO
IMACULADA CONCEIÇÃO DA BEM-AVENTURADA
VIRGEM MARIA


A Santa Missa de hoje, em todas as suas partes, anuncia jubilosamente o grande privilégio da Imaculada. Maria Santíssima nunca teve pecado original, nem mesmo no primeiro instante de sua existência; é isto uma verdade divinamente revelada, acreditada pela Igreja, desde os princípios do Cristianismo, e, em 1854, solenemente definida como dogma.

Cheia de júbilo, entoa Maria, no Intróito (Missa de São Pio V), um hino de ação de graças diante do trono de Deus:

"Gaudens gaudébo in Domino, et exultábit ánima mea in Deo meo: quia índuit me vestiméntis salútis: et induménto justitiae circumdedit me, quasi sponsam ornátam monílibus suis." (Cheia de júbilo estou diante do Senhor, e minha alma exulta em meu Deus, pois Ele me revstiu com a vestimenta da salvação, e me cobriu com o manto da justiça, como esposa adornada com suas jóias)

Seu privilégio singular, fruto antecipado da Redenção, é decretado pela mesma Sabedoria divina, que determinou a Encarnação do Verbo divino (Epístola - Prov 8, 22-35). No Evangelho e no Ofertório, alegramo-nos ao ouvir a saudação do Anjo:

"Ave, grátia plena; Dóminus tecum: benedicta tu in muliéribus."(Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres) - Luc 1, 28

É o resumo da festa de hoje.

No Gradual, dirigimos a Maria, e com razão, as palavras qe outrora celebrou o povo de Israel a sua libertadora, a corajosa Judite:

"Benedicta es tu, Virgo Maria, a Dómino, Deo excélso, prae ómnibus muliéribus super terram." (Vós fostes abençoada pelo Senhor, Deus altíssimo, ó Virgem Maria, superior a todas as mulheres da terra)
"Tu glória Jerúsalem, tu laetítia Israel, tu honorificéntia pópuli nostri." (Sois a glória de Jerusalém, a alegria de Israel e a honra de nosso povo.)

Pedimos neste dia a Deus, que, assim como a graça preservou a santa Mãe do Salvador ao ponto de, por sua Conceição Imaculada, ficar imune do comum contágio do pecado, também nós sejamos curados e livres de nossas faltas (Oração).

Ora pro nobis, sancta Dei Génitrix. Ut digni efficiámur promissiónibus Christi!!!


Fonte:
Dom Beda Keckeisen, Missal Quotidiano, 10ª Ed. 1951, pág.733

Postagens populares