2 de dezembro de 2006

Um Novo Ano Eclesiástico...


O TEMPO DO ADVENTO
Nós nos preparamos para a vinda de Jesus Cristo

O tempo de preparação de 3 a 4 semanas que precedem a festa de Natal é chamado ADVENTO. Isto quer dizer que o Redentor do gênero humano está, por assim dizer, em caminho para vir até nós, enquanto nos preparamos para recebê-Lo. A consciência dos nossos pecados nos faz desejar ardentemente e esperar a vinda do Redentor e Salvador do Mundo.


1) Significação deste Tempo.

Estas quatro semanas recordam-nos a primeira vinda do Salvador, em carne, e leva-nos a pensar numa segunda vinda, no fim do mundo.

As partes próprias da Missa destes quatro domingos põem esses pensamentos diante dos nossos olhos. Vemos o Salvador que há de vir, como O viram em espírito os Patriarcas: "Salus mundi", o Salvador do mundo. Como O anunciaram os Profetas: "Lux mundi", a Luz do mundo que dissipa as trevas e ilumina as nações. Como O designou São João Batista, o precursor: "Agnus Dei qui tollitpeccata mundi", o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. Como, finalmente, Maria Santíssima contemplou, durante meses, o seu Filho, criança pequenina e meiga que será chamada: "Filius Altissimi", o Filho do Altíssimo.

Este tempo diz-nos ainda que Ele virá novamente no fim do mundo (Evangelho do primeiro domingo - segundo o rito de São Pio V). Virá não mais como em Belém, com as mãos cheias de misericórdias, mas como Juiz dos vivos e dos mortos, no furor dos elementos desencadeados e num aparato tão terível que os homens ficarão mirrados de susto. Hora incerta que devemos temer e para a qual, segundo o aviso do Senhor, compre estarmos preparados. E como nos prepararemos? Lembrando-nos da primeira vinda do Senhor e aproveitando-lhe os frutos.


2) Como devemos celebrar o Advento.

Tenhamos, em primeiro lugar, um grande desejo do Salvador, desejo esse que nasce da convicção firme da necessidade absoluta da Redenção, não somente para a nossa pessoa, mas, acima de tudo, para toda a santa Igreja, a Comunhão dos fiéis. Isaías, profeta do Antigo Testamento coloca em nossa boca as palavras: "Enviai, ó céus, o Justo." E a santa Igreja faz-nos exclamar nas orações: "Veni, Domine, et noli tardare." Vinde, Senhor, e não tardeis.

Em segundo lugar, devemos manter em nós o espírito de penitência. São João Batista exorta-nos: "Fazei dignos frutos de penitência." A salvação só se aproximará de nós, se afastarmos o pecado e o apego ao pecado, se fizermos penitência pelas faltas cometidas. Preparai, pois, os caminhos do Senhor, porque o Reino de Deus está próximo. Passemos, por fim, este tempo, em doce expectação com Maria, Mãe de Jesus. A Santa Igreja, de maneira toda especial, lembra-se dela neste tempo, acrescentando nas Missas uma segunda oração em sua honra, e festejando, logo nos primeiros dias, a sua Imaculada Conceição. Felizes somos nós, porque com a Mãe de Deus, já nos podemos preparar para a festa do Natal. Cada uma das Missas é uma Encarnação do Filho de Deus, e cada uma das santas Comunhões que fazemos neste tempo, faz nascer o filho de Deus em nós, auxiliando-nos para que possamos dignamente celebrar a festa de Natal.


3) Particularidades deste Tempo.

a) Durante estas semanas, por espírito de penitência não se diz o Glória nem se toca o órgão. Os sacerdotes se revestem de paramentos violáceos;

b) Nas férias do Advento (ou seja, as Missas celebradas durante a semana), não ocorrendo alguma festa de Santo, repete-se a Missa do domingo anterior, omitindo-se o versículo do Aleluia, depois do Gradual. Durante a oitava da Imaculada Conceição, exceto no domingo, ou ocorrendo alguma festa de Santo, faz-se comemoração da féria, acrescentando-se a Oração do Domingo anterior;

c) Aos sábados diz-se a Missa votiva "Rorate" em honra de Nossa Senhora. Em muitos lugares é permitida esta Missa também nos outros dias da semana, já se tendo dito a Missa do domingo anterior.


(Missal Quotidiano - Dom Beda Keckeisen, OSB, 10ª Edição - 1951, pág. 45-46)

Postagens populares