15 de setembro de 2007

A MISSA DE SEMPRE... (EM VIGOR)

Salve Maria!

Desde ontem (dia 14 de setembro - Exaltação da Santa Cruz) está em vigor as determinações do Motu Próprio SUMMORUM PONTIFICUM, que 'liberaliza' a Missa rezada usando o Missal de São Pio V com as rubricas de João XXIII (1962). Já comentamos algumas reações à publicação deste documento, algumas de acolhimento e outras de completa repulsa.

No site 'Portal Anjo', postou-se uma notícia publicada no Extra on-line sobre o assunto, que transcrevo aqui:


Padres de São Paulo ignoram missa em latim, liberada neste mês

13.09.2007 - SÃO PAULO - Quem é católico, tem mais de 50 anos e uma boa memória deve se lembrar das missas em latim, celebradas até 1962, ano em que o papa João XXIII abriu o Concílio Vaticano 2°. Comparadas às de hoje, eram missas mais solenes, rezadas em latim, com o padre de costas para os fiéis. O canto gregoriano era um dos destaques da celebração.

Pois essa missa, desconhecida da maioria dos católicos, pode voltar a ser celebrada, segundo decisão do papa Bento XVI, em vigor a partir deste mês de setembro. Desde, é claro, que existam padres interessados. O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Júnior, já divulgou que autoriza a missa antiga, após o padre interessado comprovar "certo grau de formação litúrgica e de conhecimento da língua latina".

Vigário-geral da Arquidiocese e um dos mais antigos sacerdotes em atividade, cônego Arnaldo Álvaro Padovani disse que não tem intenção de celebrar a missa em latim (também chamada de missa tridentina). E ele duvida que algum outro padre vá se interessar.

Pároco da Catedral Metropolitana, padre Francisco Moussa Zanardo explica que os padres da nova geração não estão capacitados a celebrar missas em latim.- Já faz quase uns 20 anos que a disciplina latim deixou de fazer parte da grade curricular dos cursos de teologia e filosofia, nos seminários - explica.

Para padre Chico, a decisão do papa teve por objetivo contentar alguns redutos católicos tradicionalistas, no norte da Europa, onde as missas tridentinas ainda têm muitos adeptos.- Mas aqui, entre nós, não faz sentido. A missa em latim impede a comunicação com os fiéis, e sem essa comunicação a liturgia não acontece - destaca.

Márcio Pimenta, do setor de comunicação da Cúria Metropolitana, informou ontem que nenhum padre pediu até agora autorização para celebrar na região a missa tridentina.

Fonte: Extra Online


Da notícia acima percebemos que realmente nossos padres vivem numa imensa névoa de ignorância... Mas vale a pena comentar alguns pontos da notícia:

- Faz muito bem o Arcebispo de Ribeirão Preto, ao exigir do padre que desejar celebrar o Rito Tridentino 'certo grau de formação litúrgica e conhecimento da língua latina'... Mas, será que ele tem os requisitos que quer impor aos padres? Ou será que ele, assim como outros bispos, querem criar 'restrições' para os padres???

- O pobre cônego Arnaldo Padovani deve estar padecendo pela idade... pois, para desgosto dele, muitos padres no Brasil buscam aprender o Rito Tridentino e assim oferecer a Deus um sacrifício perfeito...

- Mais uma vez um clérigo está certo! Pe. 'Chico' está coberto de razão ao afirmar que nossos padres não têm capacidade para rezar a Santa Missa em um rito digno. Talvez nem ele esteja... Já que ele afirma que a 'missa em latim impede a comunicação entre os fiéis, e sem essa comunicação a liturgia não acontece'. Então deveriam proibir as missas 'carismáticas', onde o povo fala uma língua que ninguém mesmo conhece, e nelas mesmo é que não tem 'comunicação'... Cada um que me aparece, viu???

- Para encerrar, o mesmo padre 'Chico' acha que a decisão do papa foi apenas para agradar certos 'redutos tradicionalistas' europeus... Se fosse assim, não teria necessidade de Sua Santidade redigir um Motu Próprio. E para todo o Orbe! Será tal declaração mais um exemplo da má-vontade de nosso clero, tão preocupado com a privatização da Vale, para com as determinações de Roma???

Eis aí os lobos 'uivando'... Mais uma vez...

Pax Christi!!!

Postagens populares