12 de setembro de 2007

OS EFEITOS DO MOTU PRÓPRIO...

Salve Maria!

Copiando descaradamente um articulista do Veritatis Splendor, "Mal se passaram dois meses, e já podemos sentir os efeitos do Motu Proprio Summorum Pontificum, do Papa Bento XVI"(1).

Já são muitos os padres e muitas as capelas e igrejas que estão abrindo suas portas ao Missal de São Pio V, com as rubricas dadas por João XXIII em 1962. São muitos os seminaristas que demonstraram o interesse em aprender o Rito Tridentino e oferecer a Deus o Santo Sacrifício neste rito, seja aqui no Brasil, seja pelo mundo afora...

Porém, ainda que válida, aposto com o articulista do VS que "a celebração eucarística seguindo rigorosamente as rubricas do Novus Ordo Missae, para assim evitar abusos e heresias litúrgicas provenientes de criatividades e aberrações modernistas" ainda vai tardar a acontecer, e que o fato de que na sua diocese (Campina Grande - PB) já está se aplicando um maior decoro ao Novus Ordo Missae, infelizmente é um fato isolado diante da miríade de bispos e clérigos resistentes ao que vem do Vaticano (incluo nestes a própria CNBB, tão preocupada com a Vale do Rio Doce...)

Pois, como sabemos, essa questão não está presa ao rito em si, mas ao próprio Concílio e a predominância de teólogos como Rahner, von Balthazar e de Lubac, expoentes da 'Nova Teologia' que se tornou o modo de se pensar teologia na Igreja.

É só assistir a Canção Nova e a Rede Vida... e todos veremos que o sonho de ver o NOM respeitado pode não passar disso... apenas um sonho.

Pax Christi!!!

Notas:

(1) SOUSA, Taiguara Fernandes de. Apostolado Veritatis Splendor: Efeitos do Motu Proprio já podem ser vistos até no rito novo!. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/4529

Postagens populares