13 de agosto de 2008

A IGREJA E VASSULA RYDEN (2)

Salve Maria!

Recebi um e-mail, no qual transcrevo abaixo:

***

(E-mail retirado a pedido do autor do mesmo)

***

Acerca do referido IMPRIMATUR recebido pela obra "Mensagens de Jesus", eis algumas considerações:

1) Ao pesquisar sobre a veracidade da informação, encontrei no site "VASSULA RYDEN - A VERDADEIRA VIDA EM DEUS" o seguinte artigo, que faço a tradução (artigo incluído no site em março de 2007):

***

AS MENSAGENS DE VASSULA RECEBERAM O NIHIL OBSTAT E O IMPRIMATUR?

Há vários meses, começou a circular o rumor que as mensagens da "Verdadeira Vida em Deus" haviam recebido o nihil obstat e o imprimatur. Esta informação me chegou por diferentes fontes e essencialmente afirmava que os coordenadores das associações locais de "A Verdadeira Vida em Deus" haviam recebido uma comunicação interna segundo a qual, no final de 2005, os livros de Vassula Ryden haviam obtido o nihil obstat de um bispo da Índia, e o imprimatur de um bispo das Filipinas. A comunicação interna precisava que Vassula desejava manter a informação confidencial e que o nihil obstat e o imprimatur seriam incluídos em todos os livros que se imprimissem dali em diante.

Apesar da segurança de minhas fontes, não poderia publicar a informação sem obter algum tipo de confirmação pública. Esta manhã (27/02/2007) a recebi e ela é oficial: a edição em inglês das mensagens de "A Verdadeira Vida em Deus" eu um único volume foi publicada com o nihil obstat do bispo Félix Toppo, S.J., DD, bispo de Jamshedpur, Índia, censor librorum e o imprimatur do Arcebispo Ramón C. Arguelles, D.D., STL, Arcebispo de Lipa, Filipinas, em 28 de novembro de 2005. O livro inclui uma cópia de uma carta escrita em inglês pelo bispo Toppo, que reproduzo a seguir traduzida para o português (N.T.):

***

VERDADEIRA VIDA EM DEUS: DIÁLOGO DIVINO

Tenho lido todos os livros de A VERDADEIRA VIDA EM DEUS e meditado seu conteúdo. Creio sinceramente que esses livros contém o Diálogo Divno da Santíssima Trindade, de Nossa Senhora e dos Anjos com a humanidade, por meio de Vassula Ryden. Não encontrei nada censurável nem contrário ao autêntico ensino do Magistério da Igreja sobre a Fé e a Moral. Ler estes livros e meditar seu conteúdo é espiritualmente benéfico para todos. Recomendo os livros a cada cristão.

Lugar: Gohmuri                                                                  +Felix Toppo, S.J., DD

Data: 24 de novembro de 2005                       Bispo de Jamshedpur, Índia

***

QUE SÃO O NIHIL OBSTAT E O IMPRIMATUR?

Reproduzo a seguir uma tradução do espanhol (e traduzida para o português - N. do T.) de extratos de um artigo em inglês sobre o nihil obstat e o imprimatur publicado no site "Catholics United for the Faith", o artigo mais completo disponível na Internet. Recomendo a leitura dele a todos que podem ler em inglês:

http://www.cuf.org/Faithfacts/details_view.asp?ffID=268

"Na Igreja Católica, algumas obras precisam da autorização do bispo para serem publicadas e utilizadas para o ensino católico. O nihil obstat e o imprimatur indicam que uma obra recebeu esta autorização. Isto significa que, segundo o juízo do bispo que outorga o imprimatur, a obra não contém nada contrário à Fé nem aos Costumes. Sem embargo, o nihil obstat e o imprimatur não são uma aprovação nem uma garantia de que a totalidade do que contém a obra seja exato.

NIHIL OBSTAT literalmente significa 'nada se opõe'. É dado pelo censor librorum, uma pessoa que é nomeada pelo bispo da diocese para examinar antes de sua publicação e outros meios de comunicação que devem se submeter à supervisão da Igreja.

IMPRIMATUR significa 'imprima-se'. Uma obra pode receber o imprimatur do ordinário local (geralmente o bispo diocesano) depois que o censor tenha outorgado o nihil obstat.

O nihil obstat e o imprimatur têm por objetivo assegurar que as obras que aprensentam os ensinamentos da Igreja, o façam corretamente. Indicam que o bispo que outorgou o imprimatur (ou, na realidade, o censor sobre o qual deve depender) não encontra nada contrário à Fé e aos Costumes. (...)

O nihil obstat e o imprimatur não equivalem a uma aprovação (endorsement) nem recomendação. Não afirmam que os conteúdos de uma obra sejam exatos. Tampouco significa que o censor ou bispo que os deram estejam necessariamente de acordo com o conteúdo da obra. (...)

Damos por certo que nossos bispos atuam de boa fé quando outorgam a permissão de publicação para um livro. A maioria dos bispos são extremamente diligentes em assegurar-se que não se dê um imprimatur quando não corresponda. Igualmente, existem vários motivos pelos quais um católico queira também avaliar cuidadosamente uma obra publicada com o nihil obstat e o imprimatur (...)"

Ler artigo completo em inglês: http://www.cuf.org/Faithfacts/details_view.asp?ffID=268

***

COMENTÁRIOS E PERGUNTAS

Não duvido da sinceridade do sr. bispo Toppo nem do sr. Arcebispo Argüelles. Ambos apóiam Vassula já faz muitos anos, a têm convidado em diversas ocasiões a seus países para que ela fale aos leigos e ao clero, e isto apesar da Notificação que pede aos bispos católicos de não dar-lhe espaço em suas dioceses. De fato, Mons. Argüelles assinou o prefácio do livreto "Esclarecimentos com a Congregação para a Doutrina da Fé" no qual se convence ao leitor que a Notificação já não tem vigência (para detalhes, ver http://www.infovassula.ch/tligchurchposition_sp.htm - tradução em breve).

Mons. Toppo escreve em sua carta que sinceramente crê "que esses livros contêm o Diálogo Divino da Santíssima Trindade, de Nossa Senhora e dos Anjos com a humanidade, por meio de Vassula Ryden." Está de fato afirmando que crê na origem sobrenatural das mensagens. Essa é sua opinião, a qual respeitamos. Mas o nihil obstat e o imprimatur NÃO PODEM SER UTILIZADOS PARA AUTORIZAR OU APROVAR UMA REVELAÇÃO PRIVADA.

A partir daqui, minhas perguntas:

- Qual o objetivo de um nihil obstat e imprimatur outorgados por um bispo católico a um autor grec0-ortodoxo, que não reside em sua diocese e cuja obra em questão tem sido objeto de advertências por parte das autoridades da Igreja Católica e da Igreja Greco-Ortodoxa?

- Os escritos publicados de Vassula Ryden são uma versão revisada das mensagens que recebe. Este fato foi assinalado pelo Padre Pavic, que apresentou as provas a vários autores que o entrevistaram. (ver http://www.infovassula.ch/tligpavic_sp.htm) Vassula possui duas séries de cadernos nos quais escreve suas mensagens: os cadernos privados e os cadernos públicos (ou oficiais). Vassula explicou que os cadernos privados também contêm mensagens pessoais. Pelo qual, "Deus" volta a escrever suas mensagens (sem as partes privadas) nos cadernos oficiais que são os que se publicam. Sem embargo, o Padre Pavic descobriu que esta releitura das mensagens incluía também a correção de erros e a reformulação de frases inteiras, e todo ele não era "da mão de Deus". Por uma série de circunstâncias, o Padre Pavic se encontrou em posse dos cadernos corrigidos para publicação. Os mesmos estavam cobertos de notas (Post-it) com instruções sobre o que tirar e o que acrescentar, e logo todo ele reescrito com a caligrafia atribuída a "Deus". Pelo qual, me pergunto como alguém pode julgar se as mensagens que recebe Vassula são sobrenaturais, se se baseiam sobre uma versão corrigida e melhorada das mensagens originais? (1)

- É verdadeiramente prudente dar um nihil obstat e um imprimatur a um livro cujo autor afirma que a obra foi escrita por Deus e que por conseguinte contem as 'palavras de Deus'? Que aqueles que criticam a obra cometem pecado mortal e blasfemam contra o Espírito Santo? (2) Que quem lê as mensagens, é acusado de ser possuído por um espírito maligno (o espírito de Jezabel)? E poderia continuar enumerando... (3)

Se bem que é certo que um nihil obstat e um imprimatur refletem a opinião do bispo que os outorgou, e que essas autorizações têm sido dadas em algumas ocasiões a livros controversos. E que é certo também que em raros casos o imprimatur é retirado pelo Vaticano, isso não muda o fato que o católico fiel à Igreja siga dando grande valor a um imprimatur. É por tudo isso que me preocupa a confusão que este fato continuará a alimentar.

Maria Laura Pio

www.infovassula.ch

Notas:

(1)  O Padre Pavic foi entrevistado por varios autores, quase todos de língua inglesa. O artigo mais detalhado é provavemente o do Padre Brian Harrison, O.S.: "Vassula Edits Jesus" (Vassula corrige a Jesus) publicado na revista norteamericana Fidelity em maio de 1994 (Fidelity Press Publications - 206 Marquette Avenue - South Bend - IN 46617 - USA). Uma curta entrevista do Padre Pavic está incluida no livro de Randall Sullivan "The Miracle Detective" (O Investigador de Milagres), Atlantic Monthly Press, New York, 2004. Um resumo em espanhol da referida entrevista está disponível neste sitio: http://www.infovassula.ch/tligpavic_sp.htm

(2) Ver:  www.infovassula.ch/tligmortalsin_sp.htm 

(3) Em uma carta aberta escrita por Vassula e entitulada "Vassula writes about Signs and Wonders" (Vassula escreve sobre Sinais e Maravilhas), publicada em inglês na Newsletter digital do sitio oficial da Verdadera Vida em Deus em 14 de dezembro de 2006. Vassula escreve: "The Lord tells us that by reading [the messages] we receive anointed graces, we receive a new baptism of the Spirit" (tradução: "O Senhor nos diz que ao ler [as mensagens] recebemos graças consagradas, recebemos um novo batismo no Espírito"). Recomendo a quem saiba ler em inglês, ler a carta na íntegra: http://www.tlig.org/en/news/2006-12-14/2021/

***

Como me solicitou o autor do mail, o site foi atualizado em relação à Vassula Ryden.

Pax Christi!!!

Postagens populares